Ex-presidente Bolsonaro e militares são condenados: perda do oficialato pode ser decretada pelo STF. Decisão do STF marca o fim do processo.
O ministro do Supremo Tribunal Federal determinou nesta terça-feira (25) que a Justiça Militar e o Ministério Público Militar (MPM) sejam notificados sobre a execução das condenações do ex-presidente e de outros militares das Forças Armadas, no contexto da ação penal relacionada à trama golpista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com a declaração de trânsito em julgado das condenações e as prisões dos acusados, o ex-presidente, que é capitão da reserva do Exército, juntamente com os generais e o almirante, serão submetidos a uma ação de perda do oficialato e serão julgados pelo Superior Tribunal Militar.
A decisão, conforme o ministro, segue o artigo 142, parágrafos 3º, VI e VII, da Constituição, que permite a expulsão de oficiais das Forças Armadas em casos de condenação criminal acima de dois anos de prisão. A solicitação formal da perda das patentes pelo Ministério Público Militar será decidida pelo Superior Tribunal Militar.
A ação penal envolve a trama golpista e as condenações proferidas contra militares envolvidos. A medida visa formalizar o processo de perda do oficialato para o ex-presidente e demais acusados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!