Ex-assessor da Presidência, Filipe Martins, é preso preventivamente no Paraná

Ex-assessor da Presidência, Filipe Martins, é preso preventivamente em Ponta Grossa, Paraná. Ministro Alexandre de Moraes decreta a prisão após suposta violação de medidas cautelares

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Filipe Martins, ex-assessor da Presidência, foi preso preventivamente pela Polícia Federal em Ponta Grossa, Paraná, na última sexta-feira, 2. Três agentes executaram o mandado determinado pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF. Martins estava sob regime domiciliar desde o dia 27 de setembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A prisão preventiva foi decretada após a suposta violação de uma medida cautelar, que o impedia de acessar redes sociais. Segundo o ministro, Martins teria realizado uma pesquisa no LinkedIn, demonstrando desrespeito às normas e instituições democráticas.

Filipe Martins é réu do chamado “núcleo 2” da trama golpista, sendo acusado de operacionalizar a tentativa de golpe. Em dezembro de 2023, o STF o condenou a 21 anos e 6 meses de prisão por cinco crimes. O “núcleo 2” é apontado pela Procuradoria-Geral da República como responsável por dar suporte jurídico e de inteligência à tentativa de golpe, incluindo a elaboração da “minuta golpista”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A defesa de Martins nega a participação ativa. Ele tem 38 anos e é natural de Sorocaba, interior de São Paulo. Sua formação inclui Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB) e cursos em Diplomacia e Defesa na Escola Superior de Guerra.

Assumiu o cargo de assessor especial para Assuntos Internacionais em 2019, no início do governo Bolsonaro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Em dezembro de 2023, a Primeira Turma do STF julgou o “núcleo 2” e condenou Martins e outros quatro réus, incluindo o ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques. Os mandados foram cumpridos em diversos estados, incluindo Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Goiás, Bahia e Tocantins, com a participação do Exército Brasileiro.

Sair da versão mobile