Logo Alerta Jornal
Logo Alerta Jornal
  • Home
  • Tendências
  • Finanças
  • Internacional
  • Brasil
  • Cultura
  • Política
  • Economia
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Alerta Jornal - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Mais
  3. Evo Morales afirma: “Não há como me tirar daqui desta vez”

Evo Morales afirma: “Não há como me tirar daqui desta vez”

Ex-presidente da Bolívia é foragido em Cochabamba e enfrenta acusações de estupro e tráfico de pessoas. Saiba mais no Poder360.

Por: redacao

12/10/2025 17:02

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Evo Morales Insiste em Não Sair de Lauca Ñ e Comenta Eleições Bolivianas

O ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, 65 anos, declarou neste domingo (12.out.2025) que “não há maneira” de que ele seja removido do acampamento de Lauca Ñ, próximo à cidade de Villa Tunari, na região de Cochabamba. Morales permanece foragido, enfrentando acusações de estupro de vulnerável e tráfico de pessoas. O acampamento é protegido por indígenas de diferentes etnias bolivianas, que se revezam 24 horas por dia e estão armados com lanças de madeira e escudos caseiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Eleições na Bolívia

Em entrevista à Folha de S.Paulo, Evo também comentou as eleições da Bolívia, que terão o 2º turno no próximo domingo (19.out.2025). Os candidatos a Presidência são Rodrigo Paz (Partido Democrata Cristão), de 57 anos, e Jorge “Tuto” Quiroga (Aliança Livre), 65 anos. “Lamento que o nosso próximo governo vá ser de direita. Esse setor sempre esteve desorganizado. Mas celebro muito o fato de que votos nulos, brancos e de ausência às urnas tenham sido mais de 50%”, afirmou Morales.

Divisão Política

Evo retornou em 2020 de seu autoexílio na Argentina. Desde então, a esquerda boliviana dividiu-se entre os nomes do ex-presidente e do atual. Evo e o presidente da Bolívia, Luis Arce, também não estão mais na lista de filiados ao MAS (Movimento ao Socialismo). A divisão interna acirrou-se, levando à expulsão de Arce do partido. Depois, Evo foi proibido de concorrer à Presidência.

Acusações Criminais

Sobre as acusações de estupro de vulnerável e tráfico de pessoas, Morales afirmou que “não encontraram evidências até hoje”, apesar de ter 14 processos abertos contra ele. A acusação formal apresentada pela promotora Sandra Gutiérrez diz que Morales teve uma filha com uma menina de 15 anos em 2016, ano em que o líder sindicalista ainda era presidente do país.

O caso foi enquadrado como tráfico de pessoas por supostamente ter havido consenso dos pais da criança abusada. Em troca, os responsáveis teriam obtido ganhos políticos. Evo Morales nega as acusações e diz ser inocente. “O caso de abuso de menor tampouco se pode provar, porque a moça, que é minha amiga [e com quem tem um filho], disse que não tinha havido abuso. Se não há crime, não há delito, não é mesmo?”, declarou.

Leia também:

BPC: Idosos e Pessoas com Deficiência Receberão Aumento de Renda em 2026

BPC: Idosos e Pessoas com Deficiência Receberão Aumento de Renda em 2026

Jamille Novaes explica: 13º salário antecipado de 2025 será pago em 19 de dezembro!

Jamille Novaes explica: 13º salário antecipado de 2025 será pago em 19 de dezembro!

INSS devolve mais de R$ 2,7 bi a 4 milhões de beneficiários em operação anticorrupção

INSS devolve mais de R$ 2,7 bi a 4 milhões de beneficiários em operação anticorrupção

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conclusão

No dia 19 de outubro, a Bolívia decide qual será o seu próximo presidente: Rodrigo Paz (Partido Democrata Cristão, centro) ou Tuto Quiroga (Aliança Livre, centro-direita). Paz, 58 anos, é senador e ex-prefeito de Tarija. Filho do ex-presidente Jaime Paz Zamora (1989-1993), construiu sua carreira política desde o início dos anos 2000. Sua campanha defende um modelo de “capitalismo para todos”, com foco na formalização da economia, combate à corrupção e reformas institucionais para limitar a reeleição e fortalecer a Justiça. Quiroga, 65 anos, nasceu em Cochabamba e é formado em engenharia industrial. Foi presidente interino da Bolívia (2001-2002) depois de servir como vice-presidente de 1997 a 2001, no governo de Hugo Banzer. Entre suas propostas de campanha, estão a eliminação de impostos sobre os dividendos e a criação de 750 mil empregos durante o mandato de 5 anos.

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
acusaçõesBolíviaEvo Morales
Foto do redacao

Autor(a):

redacao

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.

Imagem do post

Infográficos

Tarcísio Lidera em Paraná e Garante 2º Turno na Disputa do Palácio Bandeirantes

10/12/2025 7:09 | 1 min de leitura

● Governo Chinês lança novo documento com investimentos na América Latina e Caribe

10/12/2025 4:11 | 2 min de leitura

● Pesquisadores alertam: Oxigênio na Terra pode desaparecer em 1 bilhão de anos!

10/12/2025 4:16 | 2 min de leitura

● Paralisação de ônibus em SP: Prefeitura e Sindicato buscam solução para greve

10/12/2025 4:22 | 1 min de leitura

● Zendaya e Robert Pattinson estrela novo filme: "The Drama" chega em abril!

10/12/2025 4:30 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!