Jovem jogador do Bahia teve cirurgia após diagnóstico e agora segue em processo de recuperação, com acompanhamento médico.
O meia Éverton Ribeiro, capitão do Bahia, revelou que foi diagnosticado com câncer na tireoide há cerca de um mês. A informação foi divulgada nas redes sociais, um dia após a vitória do clube baiano sobre o Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Especialistas afirmam que o câncer de tireoide, principalmente o carcinoma papilífero, tem bom prognóstico e tratamento eficaz, especialmente quando diagnosticado precocemente. A médica Marianne Nakai, cirurgiã de cabeça e pescoço, explica que o câncer de tireoide pode impactar atletas devido à influência do hormônio na função metabólica.
O diagnóstico geralmente começa com um ultrassom para identificar nódulos na glândula. A biópsia por agulha fina confirma a presença de células cancerígenas. O tratamento principal é a cirurgia, que pode ser total ou parcial, seguida pela reposição hormonal com levotiroxina, e em alguns casos, radioterapia.
A falta ou o excesso de hormônio da tireoide pode afetar o desempenho de atletas, especialmente no curto prazo. Ajustes na medicação são necessários para otimizar o metabolismo e o gasto energético, como no caso de Éverton Ribeiro.
O prognóstico do câncer de tireoide é favorável, com baixa mortalidade em 10 anos, mas o acompanhamento contínuo é fundamental para detectar possíveis recidivas e garantir a qualidade de vida do paciente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!