Desafios para a Vida em Europa
A lua Europa, um satélite de Júpiter, figura na lista de locais promissores na busca por vida fora da Terra, devido à presença de um vasto oceano subterrâneo, escondido sob uma camada de gelo. No entanto, novas pesquisas estão questionando se as condições ali são realmente adequadas para a habitabilidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um estudo recente analisou o fundo do oceano de Europa, buscando evidências de atividade tectônica e vulcânica, que na Terra, interagem com a água do mar, gerando nutrientes essenciais.
Análise das Condições em Europa
Após modelar as condições de Europa, os pesquisadores concluíram que o assoalho rochoso da lua provavelmente é mecanicamente muito resistente para permitir esse tipo de atividade. A falta de deformação tectônica no fundo do oceano sugere que Europa pode ser desprovida de vida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O cientista planetário Paul Byrne, da Universidade Washington em St. Louis, ressaltou que “Sem essa atividade, as reações químicas, principalmente envolvendo água, são mais difíceis de se estabelecer e manter, tornando o fundo do oceano de Europa um ambiente desafiador para a vida”.
Fatores Essenciais para a Vida
A vida pode ter surgido na Terra em ambientes dinâmicos ao redor de fontes hidrotermais no fundo do mar. No entanto, Europa pode não possuir essas características. “Com base em nossas descobertas, o fundo do oceano provavelmente não conteria grandes formas tectônicas, como longas cristas ou vales profundos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Provavelmente não haveria vulcões submarinos ou montes submarinos, nem atividade hidrotermal como as chamadas ‘chaminés negras’”, afirmou o geólogo da Universidade da Geórgia e coautor do estudo, Christian Klimczak.
Perspectivas Futuras na Busca por Vida
Europa, com um diâmetro de aproximadamente 3.100 quilômetros, é um pouco menor que a Lua da Terra. Acredita-se que sua crosta de gelo tenha entre 15 a 25 quilômetros de espessura, assentada sobre um oceano com profundidade estimada entre 60 a 150 quilômetros.
A quarta maior entre as 95 luas de Júpiter formalmente reconhecidas, Europa tem cerca de um quarto do diâmetro da Terra. No entanto, seu oceano de água líquida salgada pode conter o dobro da quantidade de água presente nos oceanos terrestres.
