EUA restringem vistos para cidadãos de 75 países, incluindo Brasil, a partir de 21/01. Medida do governo Trump visa limitar acesso de estrangeiros ao país.
O governo dos Estados Unidos planeja suspender o recebimento de pedidos de visto de 75 países, incluindo o Brasil, a partir de 21 de janeiro. A informação foi divulgada após o jornal obter um memorando do Departamento de Estado. A medida temporária impacta nações como Somália, Rússia, Irã, Afeganistão, Nigéria e Tailândia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A administração de Donald Trump (Partido Republicano) alega que a decisão visa reforçar o controle sobre indivíduos considerados com maior probabilidade de se tornarem “um encargo público”. A justificativa se baseia em uma prática que existe há décadas na legislação americana, mas que tem sido aplicada de forma inconsistente por diferentes governos.
O memorando do Departamento de Estado, citado pela Fox News, orienta os oficiais consulares a negarem vistos com base nas leis existentes. A medida ocorre enquanto a pasta reavalia os processos de triagem para a obtenção de vistos. Essa revisão busca aprimorar os critérios de avaliação dos solicitantes.
A aplicação da legislação de “encargo público” nos EUA tem sido ampliada durante o governo Trump, com foco em indivíduos considerados mais propensos a necessitar de assistência governamental. A decisão representa uma restrição adicional no acesso de estrangeiros ao país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!