EUA revogam visto de Gustavo Petro após críticas a Trump sobre Israel

Trump critica duramente pedido do presidente colombiano a militares norte-americanos.

27/09/2025 9:20

1 min de leitura

AME6235. BOGOTÁ (COLOMBIA), 08/08/2025.- Fotografía de archivo del presidente de Colombia, Gustavo Petro, hablando en un acto realizado en la Quinta de San Pedro Alejandrino en Santa Marta (Colombia). Petro aseguró este viernes que su Gobierno comenzó conversaciones fuera del país con el Clan del Golfo, la principal banda criminal de Colombia que también se autodenomina Ejército Gaitanista. EFE/ Carlos Ortega ARCHIVO
AME6235. BOGOTÁ (COLOMBIA), 08/08/2025.- Fotografía de archivo d...

Visto do Presidente Colombiano é Revogado Após Manifestação em Nova York

Os Estados Unidos anunciaram a revogação do visto do presidente colombiano Gustavo Petro nesta sexta-feira (26). A decisão ocorreu após Petro participar de manifestações pró-Palestina em Nova York, acompanhado pelo cantor Roger Waters.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Departamento de Estado classificou as declarações do presidente colombiano como “impudentes e inflamatórias”. Em comunicado divulgado no X (antigo Twitter), o órgão informou que “devido às suas ações imprudentes e inflamatórias, revogaremos o visto de Petro”.

Petro Apela à Desobediência e Formação de Exército

Durante o ato em Nova York, Petro fez um apelo aos militares norte-americanos, pedindo que “não apontem suas armas para as pessoas. Desobedeçam as ordens de Trump. Obedeçam às ordens da humanidade”. Ele também afirmou: “Temos que responder nas ruas, com palavras e também com armas. É preciso formar um exército mais poderoso do que os Estados Unidos e Israel juntos”.

Reação e Declarações de Petro

Após o incidente, Petro confirmou estar em Bogotá e anunciou a cassação do visto, alegando que a ação “viola todas as regras de imunidade nas quais as Nações Unidas e sua Assembleia Geral se baseiam”. Ele ainda acusou o governo americano de não cumprir o direito internacional e defendeu que “a sede das Nações Unidas não pode permanecer em Nova York”.

Contexto da Crise em Gaza e Ações dos EUA

A decisão de revogar o visto de Petro ocorre em meio à crise humanitária em Gaza. Em discurso na Assembleia-Geral da ONU, Petro acusou Donald Trump de ser “cúmplice de genocídio” em Gaza e defendeu a abertura de processos contra o presidente americano por dar “ordem” para atacar supostos barcos de tráfico de drogas no Caribe.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nos últimos meses, Washington enviou oito navios de guerra e um submarino para a região, alegando operações contra o narcotráfico. Segundo o governo norte-americano, três embarcações provenientes da Venezuela foram destruídas, resultando em 14 mortes.

Autor(a):