O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quinta-feira (4) um decreto para diminuir as tarifas sobre os veículos japoneses, no âmbito da execução de um acordo comercial acordado com Tóquio. Os automóveis japoneses apresentarão uma tarifa de 15% em vez dos atuais 27,5%, enquanto para diversos outros produtos também será limitada a 15%, de acordo com o conteúdo da ordem executiva divulgada pela Casa Branca.
Isto representa uma vitória para o Japão, após um representante de Tóquio viajar a Washington nesta quinta-feira para pressionar Trump a assinar o documento que estabelece as mudanças anunciadas semanas atrás. Apesar de ambos os países terem inicialmente apresentado um acordo comercial no final de julho, pareceram divergir em seus detalhes.
Ao implementar, no início de agosto, tarifas mais elevadas para o Japão, como fez com dezenas de outras economias, Trump aumentou a taxa de 15% aos níveis já existentes para muitos produtos. Diante dessa situação, o enviado tarifário japonês, Ryosei Akazawa, declarou aos jornalistas que esperava que Washington revisasse a medida. As modificações devem ser realizadas nos sete dias seguintes à publicação da norma no Registro Federal.
Com informações da AFP
Publicado por Nótaly Tenório
LEIA TAMBÉM!
Fonte por: Jovem Pan