EUA pedem perdão a Netanyahu em Israel: pedido surge após processos

EUA pedem perdão a Netanyahu: Trump envia carta a Herzog sobre processos judiciais envolvendo o primeiro-ministro Likud.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Relação Diplomática Complexa: EUA Solicitam Perdão a Primeiro-Ministro Israelense

O presidente dos Estados Unidos, do Partido Republicano, enviou uma carta ao presidente de Israel, solicitando uma análise do caso envolvendo o primeiro-ministro (Likud, direita), que enfrenta três processos por corrupção desde 2020. A correspondência foi formalmente recebida pelo gabinete de Herzog nesta quarta-feira, 12 de novembro de 2025.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O comunicado oficial do órgão informou que pedidos de indulto devem ser encaminhados através dos canais formais de solicitação. Segundo Trump, a situação representa uma “perseguição política” dentro de um julgamento considerado “injustificável”.

O republicano já havia feito um apelo semelhante durante um discurso no Knesset em 13 de outubro, logo após o anúncio do cessar-fogo entre Israel e o Hamas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um dos processos judiciais contra Netanyahu e sua esposa acusa o casal de receber mais de US$ 260 mil em presentes em troca de favores políticos. Os outros dois casos envolvem acusações de tentativas de obter cobertura midiática favorável em veículos de comunicação israelenses.

Netanyahu se manifestou publicamente em relação às acusações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

O gabinete do presidente israelense afirmou que Herzog tem “na mais alta consideração” o pedido e expressou “seus profundos agradecimentos” pela iniciativa. O comunicado acrescentou que “qualquer pessoa que busque um perdão presidencial deve apresentar um pedido formal de acordo com os procedimentos estabelecidos”. É importante ressaltar que, embora o presidente israelense tenha autoridade para conceder indultos em casos excepcionais, essa decisão depende do término dos processos judiciais em andamento e do reconhecimento da culpa.

Sair da versão mobile