EUA lideram iniciativa Pax Silica em IA e semicondutores com Japão, Coreia e Austrália. Objetivos: segurança da cadeia de suprimentos e infraestrutura digital.
Os Estados Unidos estão liderando a criação da iniciativa internacional Pax Silica, reunindo países com tecnologia avançada para colaboração em Inteligência Artificial (IA) e semicondutores. O objetivo, segundo os norte-americanos, é estabelecer “uma ordem econômica duradoura” que sustente uma era de prosperidade impulsionada pela IA.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A iniciativa reorganiza a economia em torno de tecnologias estratégicas, representando uma transformação na organização econômica internacional e restringindo o acesso às cadeias produtivas de maior valor agregado a um grupo seleto de nações.
A iniciativa também abre a possibilidade de adoção de medidas contra países considerados prejudiciais a esses objetivos.
Os países que assinaram a iniciativa incluem EUA, Japão, Coreia do Sul, Austrália, Cingapura, Reino Unido e Israel. Além disso, a cúpula contou com a participação de Holanda, Emirados Árabes Unidos, União Europeia (UE), Canadá e Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Os integrantes da iniciativa vão formar parcerias “em múltiplas camadas” para fortalecer a segurança das cadeias de suprimentos, reduzir dependências coercitivas, proteger tecnologias sensíveis e construir infraestrutura digital confiável. Os países vão desenvolver projetos para abordar oportunidades e vulnerabilidades da cadeia de suprimentos de IA em minerais críticos prioritários, design, fabricação e encapsulamento de semicondutores, logística e transporte, computação e redes energéticas e geração de energia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Jacob Helberg, subsecretário de Estado para Assuntos Econômicos dos EUA, destacou que a criação da iniciativa ocorre em um “momento decisivo”, com a economia global passando por uma reorganização sem precedentes desde a invenção da eletricidade.
A intenção é criar uma vantagem competitiva que nenhum adversário possa alcançar, através de negociações e implementação de projetos.
A iniciativa Pax Silica reflete uma percepção de que a segurança econômica é fundamental para a segurança nacional. Os países envolvidos buscam reduzir dependências excessivas e estabelecer novas conexões com parceiros e fornecedores confiáveis, comprometidos com práticas de mercado justas.
A iniciativa visa garantir a segurança das cadeias de suprimentos, proteger tecnologias sensíveis e construir infraestrutura digital confiável, reconhecendo que a revolução tecnológica em IA está reorganizando cada vez mais a economia mundial.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!