EUA insistem em retorno de restos mortais de reféns após entrega

Cessar-fogo dos EUA: Grupo terrorista entrega 20 reféns após acordo de 10 de outubro.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O secretário de Estado americano, Marco Rubio, assegurou neste sábado (25) que os restos mortais de todos os reféns do Hamas que faleceram em cativeiro em Gaza serão repatriados para Israel. A declaração foi feita em mensagem divulgada na rede social X.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Encontro com Famílias de Soldados

Rubio se reuniu com as famílias dos cidadãos americanos Itay Chen e Omer Neutra. Ele enfatizou que a administração continuará trabalhando até que os restos mortais de todos os reféns, incluindo os que morreram em cativeiro, sejam devolvidos.

Apoio do Fórum de Famílias

O Fórum de Famílias de Reféns e Desaparecidos expressou gratidão pelas declarações de Rubio, ressaltando que treze reféns precisam retornar para casa. A organização enfatizou a necessidade de prosseguir até a libertação de todos os reféns restantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Casos Específicos de Reféns

Itay Chen, um sargento de 19 anos com dupla nacionalidade israelense e americana, faleceu no ataque do Hamas a Israel em 7 de outubro de 2023. Omer Neutra, também israelense e americano, era um soldado voluntário de 21 anos que morreu no mesmo dia do ataque, evento que desencadeou o conflito em Gaza.

Negociações e Trocas

Após o cessar-fogo entre Israel e o Hamas, facilitado pelos Estados Unidos e iniciado em 10 de outubro, o grupo terrorista entregou os 20 reféns vivos que mantinha em cativeiro. Além disso, devolveu os restos mortais de 15 reféns que haviam falecido em cativeiro, enquanto os corpos de 13 reféns ainda permanecem em Gaza.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Trocas de Prisioneiros

Em troca dos reféns devolvidos, Israel libertou cerca de 2.000 prisioneiros, majoritariamente palestinos, juntamente com os restos mortais de dezenas de palestinos que se encontravam em território israelense.

*Com informações da AFP Publicado por Nátaly Tenório

Sair da versão mobile