EUA enviam 200 militares a Israel para monitorar cessar-fogo em Gaza

Exército dos EUA criará centro de coordenação civil-militar, mas não atuará em Gaza. Saiba mais no Poder360.

10/10/2025 3:48

1 min de leitura

DF - BOLSONARO/STF/JULGAMENTO - POLÍTICA - O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF),  no segundo dia   de julgamento da ação penal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros   sete réus pela tentativa de golpe de Estado que culminou nos atos golpistas em 8   de janeiro de 2023, no STF, em Brasília (DF), nesta quarta-feira, 03 de setembro   de 2025.    03/09/2025 - Foto: FáTIMA MEIRA/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO
DF - BOLSONARO/STF/JULGAMENTO - POLÍTICA - O ministro Alexandre ...

EUA Enviarão Militares para Apoiar Cessar-Fogo em Gaza

Os Estados Unidos planejam enviar aproximadamente 200 militares a Israel para auxiliar no monitoramento e na implementação do acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza, conforme anunciado por autoridades norte-americanas à Associated Press na quinta-feira, 9 de outubro de 2025. Fontes da agência informaram que o Comando Central dos EUA estabelecerá um “centro de coordenação civil-militar” para facilitar o fluxo de ajuda humanitária e fornecer assistência logística e de segurança ao enclave, que tem sofrido com dois anos de conflito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu aprovou o acordo proposto pelos EUA para encerrar a guerra com o Hamas na Faixa de Gaza na quinta-feira, 9 de outubro. O chefe da equipe de negociação do grupo, Khalil al-Hayya, declarou ter recebido dos EUA garantias de que a primeira fase do acordo de paz “encerrou definitivamente” a guerra. O cessar-fogo deve entrar em vigor nesta sexta-feira, 10 de outubro.

Uma das autoridades disse à AP que a nova equipe ajudará a monitorar a implementação do acordo de cessar-fogo e a transição para um governo civil na Faixa de Gaza. O centro de coordenação contará com cerca de 200 militares norte-americanos com experiência em transporte, planejamento, segurança, logística e engenharia. Nenhuma tropa norte-americana será enviada ao enclave.

Outra fonte da agência informou que os militares seriam provenientes do Comando Central dos EUA, que possui tropas estacionadas no Oriente Médio e em outras partes do mundo. A autoridade acrescentou que os soldados já começaram a chegar e continuarão a viajar para a região durante este fim de semana para iniciar o planejamento e os esforços para estabelecer o centro.

Integrantes das forças armadas do Egito, do Qatar, da Turquia e dos Emirados Árabes Unidos devem reforçar a equipe norte-americana. Os EUA se coordenarão com as forças de defesa israelenses.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda segundo a agência, a localização exata onde as tropas norte-americanas serão posicionadas é algo que deve ser definido nesta sexta-feira, 10 de outubro.

Autor(a):