Tensão Persiste entre EUA e Venezuela Após Posse de Delcy Rodríguez
O presidente dos Estados Unidos, representando o Partido Republicano, reiterou nesta segunda-feira (5.jan.2026) que a possibilidade de uma nova incursão militar na Venezuela permanece em aberto, dependendo da postura da presidente interina Delcy Rodríguez (MSV, esquerda).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A declaração ocorre após a posse de Rodríguez, que tomou posse nesta segunda-feira (5.jan), após a prisão de sua esposa, Cilia Flores, no sábado (3.jan).
Apesar da advertência, Rodríguez afirmou não acreditar que uma segunda ofensiva será necessária. “Já prevíamos isso”, declarou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Reações e Contestações
O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, conversou com Rodríguez e ela manifestou disposição para cooperar com ações lideradas pelos EUA. No entanto, Rodríguez contestou as declarações de Trump, classificando a ação dos EUA como violação da soberania venezuelana e afirmou que Maduro continuava sendo o presidente legítimo do país.
Ela também declarou que a Venezuela está aberta a uma relação respeitosa com o governo Trump, desde que baseada no direito internacional. “Esse é o único tipo de relação possível. Não seremos colônia de nenhum outro país”, disse.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Dúvidas sobre a Legitimidade e o Futuro Político
A posse de Delcy Rodríguez gerou repercussões imediatas no cenário internacional, com dúvidas sobre sua legitimidade e os próximos passos do país. A oposição venezuelana quer que o diplomata Edmundo González (Plataforma Unitária Democrática, centro-direita), 76 anos, assuma o comando.
Outro nome cotado foi o de María Corina Machado, braço direito de González, que assumiu o lugar do diplomata nas eleições quando ele foi impedido de concorrer.
Posições e Declarações de Trump
Trump, no entanto, rejeitou a possibilidade, alegando que ela não teria apoio para governar. Segundo o jornal Washington Post, o republicano a preteriu por ressentimento depois de ela ter recebido o Prêmio Nobel da Paz em outubro de 2025 –prêmio almejado por Trump.
Nesta segunda-feira (5.jan), dia da posse de Rodríguez, Trump rejeitou a possibilidade de realização de eleições na Venezuela nos próximos 30 dias. O republicano diz que a transição do governo venezuelano será comandada por ele.
No entanto, afirma que “não está em guerra” com o país sul-americano.
