EUA e Dinamarca se reúnem sobre futuro da Groenlândia em negociações tensas

Marco Rubio se reunirá com Dinamarca e Groenlândia sobre controle da ilha estratégica na região ártica. Negociações buscam compra, não meios militares.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Reunião entre EUA e Dinamarca Sobre Groenlândia

O Secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, planeja se reunir com autoridades dinamarquesas na próxima semana. Essa iniciativa surge após a administração do presidente americano, Donald Trump, reiterar a possibilidade de assumir o controle da Groenlândia, uma ilha estratégica localizada na região ártica e que possui um status de território autônomo da Dinamarca, além de ser rica em recursos naturais importantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Rubio afirmou que a intenção da administração republicana é, eventualmente, adquirir a Groenlândia por meio de uma compra, em vez de recorrer a meios militares. Ele ressaltou que essa consideração não é inédita, citando que outros presidentes dos EUA também avaliaram a possibilidade de controle da ilha.

A reunião foi solicitada pelo Ministro das Relações Exteriores da Dinamarca, Lars Lokke Rasmussen, e sua contraparte groenlandesa, Vivian Motzfeldt, conforme divulgado em comunicado no site do governo da Groenlândia. A nota indicou que pedidos anteriores de uma reunião não tiveram sucesso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A iniciativa representa um momento de tensão nas relações entre os Estados Unidos e a Dinamarca, com a Groenlândia se tornando um ponto central de negociação e potencial conflito geopolítico devido à sua localização estratégica e recursos naturais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Sair da versão mobile