Operação militar EUA captura Nicolás Maduro! Forças Armadas dos EUA realizaram ofensiva com 150 aeronaves na Venezuela, 3 de janeiro de 2026.
As Forças Armadas dos Estados Unidos realizaram uma operação que resultou na captura do presidente Nicolás Maduro. A ofensiva, que utilizou 150 aeronaves, concentrou-se em quatro alvos na Venezuela durante a madrugada de sábado, 3 de janeiro de 2026.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A informação foi divulgada por Dan Caine, chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas dos EUA.
A operação envolveu uma variedade de aeronaves, incluindo caças F-35, bombardeiros B-1 e aviões-tanque para reabastecimento aéreo, fabricados por empresas como Lockheed Martin e Boeing. Helicópteros MH-60 e MH-47, modelos de transporte pesado com dois rotores, também foram utilizados em missões especiais.
Segundo o comando norte-americano, os helicópteros operaram em baixa altitude para minimizar a detecção por sistemas de radar, com cobertura aérea fornecida por caças durante toda a aproximação. O 160th Soar, unidade sediada no Kentucky especializada em reconhecimento, infiltração e ataques noturnos, desempenhou um papel crucial na operação.
Os militares envolvidos receberam treinamento em uma réplica do bunker utilizado pelo presidente Maduro. Dan Caine, general da Força Aérea dos Estados Unidos (posto equivalente ao de brigadeiro no Brasil), havia se aposentado em 2024 após uma carreira de 30 anos, antes de ser reintegrado ao serviço pelo então presidente Donald Trump em janeiro de 2025, sendo promovido a general de 4 estrelas e nomeado chefe do Estado-Maior Conjunto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Donald Trump, em pronunciamento no mesmo dia, elogiou o comandante, afirmando ter trabalhado com generais que “não admira”.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!