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Estudo Nacional Define Projetos de Mobilidade para o Distrito Federal até 2054

Estudo Nacional define projetos de transporte no DF até 2054. R$ 21,3 bi investidos em expansão de BRT, metrô e VLT. O projeto visa reduzir custos e emissões

Por: redacao

02/11/2025 6:49

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Estudo Nacional de Mobilidade Urbana Define Projetos para o Distrito Federal até 2054

O governo federal e o BNDES apresentaram o Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), que detalha 13 projetos de expansão do transporte público no Distrito Federal, com previsão de conclusão até 2054. O investimento total estimado é de R$ 21,3 bilhões, com foco na ampliação das redes de BRT, metrô e VLT.

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O estudo visa otimizar o sistema de mobilidade, buscando reduzir custos operacionais e impactos ambientais.

Investimentos e Projetos Gerais

O ENMU prevê um investimento global de R$ 430 bilhões em todo o país, abrangendo 187 projetos em 21 regiões metropolitanas. A execução completa das obras pode evitar 8.000 mortes no trânsito e reduzir 3,1 milhões de toneladas de emissões de CO₂ por ano.

Além disso, os sistemas de transporte de alta capacidade devem diminuir em cerca de 10% o custo da mobilidade urbana, ampliando o acesso a oportunidades de emprego, educação e serviços públicos.

Projetos Específicos no Distrito Federal

  • Extensão do Metrô Linha 1 – Trecho Ceilândia: 2,4 km de expansão, beneficiando 64,5 mil moradores, com 11,4 mil embarques por dia útil e investimento de R$ 955 milhões.
  • Extensão do Metrô Linha 1 – Trecho Asa Norte 1: 0,7 km, beneficiando 7,3 mil moradores, com 6,9 mil embarques diários e R$ 619 milhões de investimento.
  • Implantação do VLT Linha 2: 65,5 km, beneficiando 297,8 mil moradores, com 81,5 mil embarques diários e R$ 5,98 bilhões de investimento.
  • Implantação do VLT EPCL/Eixo Monumental: 29,7 km, beneficiando 118,3 mil moradores, com 73,4 mil embarques diários e R$ 2,9 bilhões de investimento.
  • Extensão do VLT EPCL/Eixo Monumental – Trecho Esplanada dos Ministérios: 5 km adicionais, beneficiando 2,8 mil moradores, com 2,8 mil embarques diário e investimento de R$ 271 milhões.
  • Implantação do VLT TAN/Aeroporto: 23 km, beneficiando 125,7 mil moradores, com 32,1 mil embarques diários e R$ 1,99 bilhão de investimento.
  • Extensão do BRT Eixo Oeste – Trecho até a BR-070: 7,6 km, beneficiando 130,6 mil moradores, com 15,9 mil embarques diário e investimento de R$ 401 milhões.
  • Extensão do BRT Eixo Oeste – Trecho Avenida Hélio Prates: 11,3 km, beneficiando 173,7 mil moradores, com 24,6 mil embarques diário e investimento de R$ 600 milhões.
  • Implantação do BRT Eixo Norte: 39 km, beneficiando 119,4 mil moradores, com 87,9 mil embarques diário e investimento de R$ 2,2 bilhões.
  • Implantação do BRT Eixo Sudoeste: 14,2 km, beneficiando 137 mil moradores, com 61,6 mil embarques diário e investimento de R$ 930 milhões.
  • Implantação do BRT Luziânia/Entorno Sul: 29,8 km, beneficiando 91,7 mil moradores, com 72,8 mil embarques diário e investimento de R$ 1,64 bilhão.
  • Implantação do BRT Águas Lindas: 16,5 km, beneficiando 53,3 mil moradores, com 74,1 mil embarques diário e investimento de R$ 901 milhões.
  • Implantação do BRT Eixo Leste: 35 km, beneficiando 187,6 mil moradores, com 82,6 mil embarques diário e investimento de R$ 1,95 bilhão.

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, destacou a importância do estudo para a criação de uma estratégia de mobilidade urbana de longo prazo e sustentável. O ministro das Cidades, Jader Filho, enfatizou que investir em transporte coletivo limpo é investir nas cidades e nas pessoas, promovendo a integração entre mobilidade, sustentabilidade e inclusão social.

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