Logo Alerta Jornal
Logo Alerta Jornal
  • Home
  • Tendências
  • Finanças
  • Internacional
  • Brasil
  • Cultura
  • Política
  • Economia
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Alerta Jornal - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Ciência
  3. Estudo global revela que cores de alerta e camuflagem dependem do ambiente e da predação

Estudo global revela que cores de alerta e camuflagem dependem do ambiente e da predação

Estudo global revela que cores de alerta (aposematismo) não são sempre eficazes contra predadores. Pesquisas com mariposas em 6 continentes mostram que a eficácia depende do ambiente

Por: redacao

26/01/2026 9:57

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Na natureza, a sobrevivência depende da capacidade de evitar predadores. Diversos animais, incluindo insetos, desenvolveram diferentes táticas para se protegerem, desde a camuflagem até o uso de cores vibrantes que sinalizam perigo ou toxicidade. Essa última estratégia, conhecida como aposematismo, ainda gera debates sobre como o ambiente e a influência humana afetam sua eficácia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma pesquisa abrangente, publicada na revista Science, investigou como fatores ecológicos, como a luminosidade, a intensidade da predação e a localização geográfica, influenciam o sucesso dessas estratégias. O experimento global utilizou presas artificiais de papel, em formato de mariposas, para simular situações reais de ataque.

Mais de 15 mil “mariposas” foram distribuídas em 21 locais espalhados por seis continentes. As presas apresentavam três padrões distintos: camufladas, aposemáticas (com cores de advertência) e com cores atípicas, usadas como controle. Fixadas em árvores junto a larvas-da-farinha, elas serviam de isca para aves insetívoras.

O monitoramento registrou 3.247 ataques — cerca de 21,6% do total — e revelou que não existe uma estratégia anti-predatória universalmente superior. A eficácia depende do contexto ecológico. Em ambientes com baixos índices de predação, a coloração de advertência tende a funcionar melhor; já a camuflagem se mostra mais eficiente em locais com pouca luz e quando o animal é um dos poucos camuflados no ambiente.

Segundo Vinicius Marques Lopez, um dos autores do estudo, a chave para entender essas estratégias está no comportamento e na aprendizagem dos predadores. “Elas funcionam porque os animais têm uma capacidade cognitiva que os possibilita aprender a associar uma cor a uma experiência ruim e evitar uma experiência subsequente”, explicou.

Leia também:

Raio atinge Brasil: risco raro, mas com alta incidência e graves consequências

Raio atinge Brasil: risco raro, mas com alta incidência e graves consequências

Neurologista Revela Protocolo para Cérebro Resiliente e Saúde Mental

Neurologista Revela Protocolo para Cérebro Resiliente e Saúde Mental

Gatos amam caixas novas: ciência por trás do comportamento felino

Gatos amam caixas novas: ciência por trás do comportamento felino

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A pesquisa também revelou o papel central da luminosidade. “A nossa capacidade de perceber a cor de um animal depende da luz disponível”, explica Lopez. Ambientes mais iluminados podem prejudicar a camuflagem, enquanto cores de advertência só funcionam adequadamente sob determinadas condições.

No início do experimento, o risco de ataque foi cerca de 50% maior, mas diminuiu ao longo dos dias, sugerindo que predadores “testam” esse tipo de presa antes de aprender a evitá-la.

Os pesquisadores alertam para os efeitos da ação humana. A retirada de árvores e a conversão de áreas naturais em regiões agrícolas aumentam a entrada de luz e alteram o equilíbrio ecológico. “Impactos ambientais não atingem só a biodiversidade no quesito de presença da espécie ou não. Eles atingem também a biodiversidade num cenário de estratégias gerais”, conclui o pesquisador.

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
AposematismoCamuflagemEstratégias Anti-PredatóriasPredadores
Foto do redacao

Autor(a):

redacao

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.

Imagem do post

Mundo

Endrick Brilha em Lyon e Desencadeia "Endrickmania" no Francês

26/01/2026 11:20 | 1 min de leitura

● Nvidia e CoreWeave unem forças em parceria de US$ 2 bilhões para IA

26/01/2026 14:06 | 1 min de leitura

● Nova Iguaçu e Volta Redonda jogam no Cariocão 2026: confira!

26/01/2026 11:06 | 1 min de leitura

● Victoria Blecher Deslumbrante em Paris – Le Palmier 2026A

26/01/2026 15:07 | 1 min de leitura

● SanDisk brilha com IA: Lucros saltam e empresa lidera no S&P 500

26/01/2026 13:53 | 2 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!