Linha 7-Rubi: Inovação com estudantes! A maior linha de trem de SP testa novas tecnologias com projeto de estudantes universitários. Segurança operacional na ferrovia em foco
Com capacidade para atender até 400 mil passageiros diários, distribuídos por seus 57 quilômetros de trilhos, a Linha 7-Rubi se destaca como a maior do sistema ferroviário paulista. Além disso, a linha está se tornando um espaço de experimentação para novas tecnologias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desde 26 de novembro, a empresa concessionária TIC Trens, em parceria com um instituto de ensino superior focado em tecnologia, iniciou um projeto de inovação com estudantes universitários.
A iniciativa envolveu uma parceria com um instituto de ensino superior especializado em tecnologia e liderança, pertencente ao mesmo grupo que controla a EXAME. Durante dois meses e meio, estudantes de cursos como Engenharia de Computação, Engenharia de Software e Ciência da Computação trabalharam em projetos voltados para a segurança operacional da ferrovia.
Cinco grupos de estudantes, com formação em áreas como Sistemas de Informação e Administração com foco em tecnologia, foram desafiados a criar um sistema tecnológico e auditável de controle de acesso a áreas restritas da operação ferroviária, incluindo trilhos, pátios e centros de comando.
A metodologia adotada foi de Produto Mínimo Viável (MVP), priorizando soluções práticas e de implementação rápida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os protótipos desenvolvidos incluem o Argus, um sistema de check-in com câmeras, algoritmos de reconhecimento e painéis de controle, e o TiConecta, que utiliza inteligência artificial para identificar pessoas e objetos na via férrea em tempo real.
O Argus, por exemplo, tem um custo estimado em cerca de R$ 400.
Carlos Ícaro Paiva, estudante de engenharia de computação que participou do projeto, veio de Manaus para estudar no Inteli com bolsa integral. Ele viu na iniciativa uma oportunidade de aplicar seus conhecimentos em soluções práticas e operacionais.
A experiência visa ensinar aos alunos a lidar com desafios reais, negociar e entregar resultados sob pressão.
A abordagem do Inteli enfatiza a importância do contato precoce com o mundo real, incluindo suas imperfeições. A equipe de orientação busca desenvolver habilidades como negociação, apresentação de problemas e aprendizado através de erros. O projeto demonstra que a inovação pode surgir em setores tradicionais, com baixo custo e implementação rápida.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!