Estados Unidos e Europa alertam Irã sobre sanções da ONU

França, Reino Unido e Alemanha em alerta: nota conjunta exige que Teerã se acalme e evite escalada. Apelo de Trump por diálogos honestos e rápidos.

28/09/2025 6:41

1 min de leitura

Tehran (Iran (Islamic Republic Of)), 27/09/2025.- An Iranian woman walks past a billboard depicting late Hezbollah leaders Hassan Nasrallah (C) and Sheikh Safieddine (R) along with late Iranian Revolutionary Guards Corps (IRGC) Lieutenant General and commander of the Quds Force, Qasem Soleimani (L), in Tehran, Iran, 27 September 2025. According to state media, Iran has recalled its envoys to Britain, France, and Germany for consultations after the three countries (E3) initiated a 'snapback' process to restore UN sanctions over Iran's alleged failure to meet its nuclear program commitments. (Francia, Alemania, Reino Unido, Teherán, Hizbulá/Hezbolá) EFE/EPA/ABEDIN TAHERKENAREH
Tehran (Iran (Islamic Republic Of)), 27/09/2025.- An Iranian wom...

Alerta dos Países Europeus e Alemanha ao Irã

França, Reino Unido e Alemanha emitiram um alerta neste domingo (28) ao Irã, após a retomada das sanções da ONU devido ao descumprimento de compromissos relacionados ao programa nuclear. Os ministros das Relações Exteriores do chamado grupo E3 expressaram preocupação com a escalada de tensões e reforçaram o pedido para que Teerã volte a cumprir suas obrigações internacionais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O comunicado conjunto enfatizou que a reimposição das sanções não representa o fim da diplomacia, mas sim um chamado à negociação. Os países europeus buscam uma solução pacífica e sustentável para a crise nuclear iraniana, insistindo no respeito aos acordos e obrigações internacionais.

Medidas e Apelo à Negociação

As medidas, que incluem o embargo de armas e restrições econômicas, voltaram a vigorar automaticamente no sábado (27), às 20h de Nova York (21h em Brasília). A retomada das sanções ocorreu após a expiração do mecanismo que suspendia as punições há dez anos.

O secretário de Estado americano, Marco Rubio, reforçou o apelo por negociações diretas com o governo iraniano. Ele ressaltou que a diplomacia continua sendo a melhor saída para o povo iraniano e o mundo, mas depende da disposição de Teerã em aceitar conversas de boa-fé, sem demoras ou confusões.

Reação e Próximos Passos

A comunidade internacional, representada pelos países E3, busca uma solução diplomática para a crise nuclear iraniana, com o objetivo de garantir a segurança global e o cumprimento das obrigações internacionais pelo Irã.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O secretário de Estado americano, Marco Rubio, enfatizou a importância de uma abordagem pragmática e focada em resultados, buscando uma solução que beneficie a todos os envolvidos.

Com informações da AFP

Publicado por Felipe Cerqueira

Autor(a):