Estados Unidos ataca zona de atraque na Venezuela e ordena bloqueio total. Trump anuncia ação e intensifica tensão com Maduro.
O presidente dos Estados Unidos afirmou nesta segunda-feira (29) que o país realizou um ataque que destruiu uma área de atraque de embarcações na Venezuela, supostamente utilizada para o narcotráfico. “Houve uma grande explosão na área de um cais onde carregam as embarcações com drogas”, declarou o presidente americano aos jornalistas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Atacamos todas as embarcações e agora atacamos a zona [de atraque]… e já não existe”, disse. Segundo ele, esse seria o primeiro ataque em terra desde o início da campanha militar contra o narcotráfico na América Latina.
O presidente não detalhou se a operação era conduzida por forças militares ou da agência de inteligência CIA, nem especificou a localização exata do ataque.
O mandatário norte-americano ordenou um “bloqueio total e completo” de todos os petroleiros sancionados que entram e saem da Venezuela. Ele informou que o país está “cercado” e acusou os venezuelanos de roubarem petróleo e terras dos norte-americanos.
“O regime ilegítimo de Maduro está usando o petróleo desses campos roubados para financiar a si mesmo, o narcotráfico, o tráfico de pessoas, assassinatos e sequestros”, disse Trump em uma publicação no Truth Social.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ação e o anúncio do bloqueio intensificaram a tensão entre os dois países. A situação já vinha se deteriorando desde agosto, com acirramento diário.
Trump acusou Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, de usar o petróleo para financiar seu regime. O Exército dos Estados Unidos anunciou três ataques adicionais contra embarcações envolvidas no tráfico de drogas em setembro de 2025, resultando na morte de oito homens identificados como “narcoterroristas”.
Trump já havia declarado no início do mês que os dias de Nicolás Maduro estavam contados. A presença de tropas norte-americanas no Caribe e declarações duras de Washington e Caracas também contribuíram para o aumento da tensão.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!