Esquerdista Muçulmano Zohran Mamdani Eleito Prefeito em Nova York, Trump Ataca

Esquerdista muçulmano, Zohran Mamdani, eleito prefeito de Nova York em vitória histórica. Democratas conquistam governos em NJ e Virgínia, desafiando Trump.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Nova-Iorquinos Escolhem Esquerdista Muçulmano como Prefeito

Os nova-iorquinos elegeram o esquerdista muçulmano Zohran Mamdani como prefeito da cidade na terça-feira (4). Os democratas também conquistaram dois importantes governos estaduais, indicando uma advertência precoce ao presidente antes das eleições de meio de mandato de 2026.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A vitória de Mamdani aconteceu em meio a intensos ataques contra suas políticas e sua religião por parte do republicano Donald Trump, das elites empresariais e da imprensa conservadora.

Ascensão de Mamdani e Desafios ao Presidente Trump

Os democratas também venceram as eleições para os governos da Virgínia e de Nova Jersey, um resultado que sugere uma mudança no ânimo político do país. A congressista democrata Mikie Sherrill venceu na terça-feira a eleição para o governo de Nova Jersey, derrotando o empresário republicano Jack Ciattarelli.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E na Virgínia, a democrata Abigail Spanberger foi eleita governadora do estado.

Apoio e Críticas à Campanha de Mamdani

Mamdani, legislador estadual de Nova York pelo bairro do Queens, se autodenomina socialista e fez campanha com a promessa de reduzir os custos de vida para os nova-iorquinos comuns. Trump fez um discurso de última hora durante a votação para qualificar Mamdani como “inimigo dos judeus”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Participação Eleitoral e Perspectivas Futuras

A participação nas eleições foi alta este ano, com 1,45 milhão de votos registrados até 15h00 locais (17h00 de Brasília), mais do que o número total da votação municipal de 2021. Democratas vencem em Nova Jersey e Virginia. Ainda temos muito trabalho a fazer, mas o futuro parece um pouco mais brilhante, reagiu o ex-presidente democrata Barack Obama.

Sair da versão mobile