Partidos de esquerda e movimentos sociais se unem em manifestações contra projetos de lei e PEC do marco temporal em São Paulo e Uberlândia. A concentração é em 14/12/2025
Partidos de esquerda, incluindo o Partido dos Trabalhadores (PT) e diversos movimentos sociais, organizaram manifestações em oposição a projetos de lei recentes. Essas ações visam combater alterações na legislação que podem reduzir as penas de condenados por envolvimento em tentativas de golpe, incluindo o ex-presidente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A concentração principal está prevista para domingo, 14 de dezembro de 2025, no centro de São Paulo, a partir das 14h.
Um dos pontos centrais da mobilização é a contestação de um projeto que propõe diminuir a pena para indivíduos condenados por ataques às sedes dos Três Poderes, ocorrido em 8 de janeiro de 2023. Segundo o relator do projeto, do partido Solidariedade, o tempo de prisão poderia ser reduzido de 27 anos e 3 meses para 2 anos e 4 meses.
Essa mudança é vista como um retrocesso significativo.
Além da oposição à redução de penas, os manifestantes também se opõem à Proposta de Emenda de Código (PEC) do marco temporal para a demarcação de terras indígenas. A mobilização se concentra em demonstrar a insatisfação com decisões legislativas consideradas prejudiciais ao país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Até o momento da publicação desta reportagem, os locais confirmados para as manifestações incluem São Paulo e Uberlândia. A Avenida Paulista, em São Paulo, e o Museu de Arte Moderna (MASP) são considerados pontos emblemáticos para protestos no Brasil, com um histórico de mobilizações de diferentes grupos políticos.
A Avenida Paulista, palco de importantes manifestações ao longo das décadas, incluindo o movimento Diretas Já nos anos 1980 e os protestos de junho de 2013, continua sendo um local de encontro para a esquerda. Congressistas do Psol, como Luiza Erundina e Guilherme Boulos, e outros membros de movimentos sociais estão participando das ações.
Em 7 de setembro de 2025, manifestações ocorreram em diversas cidades do Brasil, com estimativas de 4.300 participantes na Praça da República, em São Paulo.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!