Tecnologia na Educação: Um Facilitador com Desafios
Em meio ao debate sobre a integração de ferramentas digitais no ambiente escolar, Ivan Gontijo, gerente de Políticas Educacionais da ONG Todos Pela Educação, ressalta que a tecnologia não substitui o papel fundamental do professor nem a importância da interação presencial em sala de aula. A pandemia da Covid-19 evidenciou o caos gerado pelo fechamento das escolas, reforçando a necessidade do contato humano no processo de aprendizagem.
A Tecnologia como Catalisador
Gontijo enxerga a tecnologia como um facilitador pedagógico, utilizando a metáfora do “tênis de corrida” para ilustrar o ponto. Assim como um tênis tecnológico otimiza o desempenho, a tecnologia pode potencializar a interação entre estudantes e professores, impulsionando o aprendizado.
Pilares para a Evolução da Educação Digital
Após a pandemia, a agenda de tecnologia na educação ganhou força, expondo a falta de conectividade e os desafios para garantir a continuidade do ensino. A evolução da educação digital no Brasil depende de três pilares principais:
- Conectividade: O acesso à internet de qualidade é o primeiro e indispensável passo, embora o país ainda esteja distante de alcançar 100% das instituições com essa infraestrutura.
- Dispositivos: A conectividade por si só não garante o uso efetivo da tecnologia, sendo crucial o acesso a dispositivos adequados para professores e alunos.
- Competências Digitais: A capacitação dos professores para trabalhar com a tecnologia de forma inovadora é fundamental para transformar a tecnologia em uma ferramenta eficaz para o aprendizado.
Desafios e Perspectivas
A implementação conjunta desses três pilares é essencial para preparar os estudantes para um futuro onde a tecnologia e a inteligência artificial estarão cada vez mais presentes. Ivan Gontijo reconhece a importância do esforço dos estados e municípios para garantir essas demandas estruturais, ressaltando que a tecnologia é essencial, pois os estudantes se formarão em um mundo imerso na tecnologia, utilizando a inteligência artificial em suas atividades.