Espanha Solicita Retirada de Sanções a Delcy Rodríguez Após Anistia na Venezuela
O ministro das Relações Exteriores da Espanha, José Manuel Albares, fez um anúncio importante nesta sexta-feira, informando que o país formalmente solicitará à União Europeia a remoção das sanções atualmente impostas à presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa medida surge em resposta à recente aprovação da lei de anistia pela Assembleia Nacional de Venezuela, ocorrida na quinta-feira.
Albares expressou otimismo em relação à situação, declarando: “É uma muito boa notícia (…) que dá esperança nesta nova etapa em que a Venezuela está imersa”. O chanceler espanhol enfatizou o desejo de ver avanços na situação do país e na libertação de seus cidadãos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ministro incentivou Delcy Rodríguez a continuar buscando um diálogo amplo e pacífico, além de ressaltar a importância de criar condições para que os cerca de 200 mil venezuelanos que vivem atualmente na Espanha possam retornar ao seu país de origem.
Ele acredita que essa ação é fundamental para o processo democrático na Venezuela.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Albares justificou a solicitação da retirada das sanções, argumentando que elas são um instrumento para alcançar objetivos específicos, como promover um diálogo democrático. Ele ressaltou que a União Europeia também deve seguir essa linha, considerando os passos que estão sendo dados em direção a um processo de reconciliação e liberdade na Venezuela.
O ministro também manifestou esperança de que a lei de anistia permita a libertação de presos políticos e que estes possam retornar ao país.
