Logo Alerta Jornal
Logo Alerta Jornal
  • Home
  • Tendências
  • Finanças
  • Internacional
  • Brasil
  • Cultura
  • Política
  • Economia
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Alerta Jornal - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Política
  3. Érika Hilton defende fim da escala 6×1 com apoio do governo Lula

Érika Hilton defende fim da escala 6×1 com apoio do governo Lula

Deputada Érika Hilton critica parecer sobre fim da escala 6×1. Parlamentar, junto ao governo Lula, busca 5×2 e 40 horas sem redução salarial.

Por: redacao

02/12/2025 16:47

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A deputada Érika Hilton (PSOL-SP), principal autora da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa extinguir a escala de trabalho 6×1 no Brasil, manifestou seu descontentamento com o parecer apresentado nesta terça-feira (2) pelo deputado Luiz Gastão (PSD-CE) na Subcomissão Especial da Escala 6×1 da Câmara.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Hilton declarou à reportagem que recentemente saiu de uma reunião no Palácio do Planalto, com a presença dos ministros do Trabalho, Luiz Marinho; das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann; e Guilherme Boulos, da secretaria da presidência da República.

A parlamentar enfatizou que o parecer apresentado não corresponde à demanda central da população, que almeja o fim da escala de trabalho 6×1.

A deputada reforçou seu posicionamento, em alinhamento com o governo, defendendo a extinção da escala 6×1, a adoção de uma jornada de 5×2 e a garantia de 40 horas semanais, sem a redução salarial.

Gastão, por sua vez, propõe manter a escala tradicional de seis dias de trabalho e um de descanso, com a imposição de novas regras, incluindo jornada máxima de 6 horas aos sábados e domingos e adicional de 100% para horas extras nesses dias. O relator também propõe reduzir a jornada semanal de 44 para 40 horas, de forma gradual: 42 horas no 1º ano; 41 horas no 2º ano; 40 horas no 3º ano.

Leia também:

Lula Lidera Intenções de Voto em Pesquisa Gerp para 2026

Lula Lidera Intenções de Voto em Pesquisa Gerp para 2026

STF Cassa Mandato de Carla Zambelli: “Vitória do Estado de Direito”

STF Cassa Mandato de Carla Zambelli: “Vitória do Estado de Direito”

Deputado Hugo Motta Abre Sindicância Após Confronto com Glauber Braga na Câmara

Deputado Hugo Motta Abre Sindicância Após Confronto com Glauber Braga na Câmara

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O relator argumenta que a transição gradual é essencial para evitar o aumento de custos trabalhistas e o risco de demissões, especialmente em micro e pequenas empresas. Gastão afirmou à reportagem que o texto será votado na Comissão de Trabalho nesta quarta-feira (3), desde que não haja pedido de vista.

Hilton, por outro lado, defende um avanço mais amplo, alinhado ao compromisso do governo Lula. A parlamentar propõe o fim definitivo da escala 6×1 e a adoção obrigatória do 5×2, além da jornada semanal de 40 horas sem redução salarial. A posição da deputada é compartilhada pelo Planalto, que já sinalizou que a redução da jornada será uma das prioridades legislativas de 2026.

O parecer do relator destaca que a pauta é antiga e gerou intensos debates entre sindicatos e o setor produtivo, como na PEC 231/1995. Gastão ressalta que longas jornadas prejudicam a saúde e a produtividade, citando estudos da OMS e OIT, mas alerta que uma redução abrupta poderia ampliar a informalidade, que atualmente atinge 38% dos trabalhadores.

Micro e pequenas empresas, responsáveis por 80% das vagas formais criadas em 2025, seriam as mais impactadas por um aumento repentino de custos.

Para mitigar os efeitos, Gastão propõe medidas como o desconto progressivo nas contribuições previdenciárias da folha, chegando a 50%; regras mais rígidas para o uso da escala 6×1; e a proibição de trabalho em domingos consecutivos. O pacote inclui ainda um anteprojeto de PEC para fixar, na Constituição, a jornada de 40 horas e um projeto de lei alterando a CLT para aplicar a redução gradual.

Caso aprovado na Comissão de Trabalho, o parecer seguirá para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, posteriormente, para o plenário da Câmara. O governo avaliará se é mais eficaz avançar via PEC ou projeto de lei, diante da reta final do ano legislativo e de outras prioridades, como o orçamento de 2026, a PEC da Segurança e o PL Antifacção.

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
40 Horas SemanaisJornada De 5X2Pec 231/1995Redução Salarial
Foto do redacao

Autor(a):

redacao

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.

Imagem do post

Internacional

Professor HOC analisa ascensão da China e desafios para o Brasil na América Latina

13/12/2025 3:07 | 2 min de leitura

● Mutirão Nacional de Saúde do SUS: Mais de 61 Mil Cirurgias em 2025

13/12/2025 6:09 | 1 min de leitura

● Paris Saint-Germain x Metz: Jogo decisivo da Ligue 1 em Metz!

13/12/2025 4:03 | 1 min de leitura

● Brasil: Crescimento de Pequenos Negócios Acelera em 2025 com 4,6 Milhões de Empresas

13/12/2025 6:48 | 1 min de leitura

● Liverpool x Brighton: Duelo decisivo na Premier League em busca do G4

13/12/2025 4:05 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!