Enem dos Concursos: Guia Completo para a Prova de Neste Domingo
“Enem dos Concursos” divulga 3.652 vagas em 32 órgãos da administração pública federal nesta edição.

Segunda Edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) Acontecerá no Domingo
No próximo domingo (5), espera-se que 760 mil candidatos compareçam aos locais de prova para participar da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU). Este “Enem dos Concursos” oferece 3.652 vagas em 32 órgãos da administração pública federal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Organização do Certame
O certame é organizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e a Fundação Getulio Vargas (FGV). É fundamental que os participantes estejam atentos ao horário de início do certame e ao fechamento dos portões, além dos itens obrigatórios e proibidos pela organização do CNU.
Locais de Prova
Para evitar atrasos no dia da prova, o MGI e a FGV recomendam que os inscritos consultem com antecedência o cartão de confirmação, que está disponível no site do CNU 2025. É necessário calcular o tempo de deslocamento e sair de casa com antecedência, considerando que o trânsito próximo aos locais de prova costuma ficar intenso em razão do grande número de participantes.
O cartão traz endereço completo do local de aplicação das provas, horário de apresentação, número de inscrição e informações adicionais, como atendimento especializado ou uso de nome social, quando solicitado.
Horários
Neste domingo, as provas terão início às 13h, tanto para quem concorre a cargos de nível superior, quanto para os de nível intermediário (médio e técnico). No entanto, os portões de todos os locais de aplicação serão fechados 30 minutos antes do início das provas, ou seja, às 12h30, observado o horário oficial de Brasília (DF).
Leia também:

Tesouro lança moeda de US$ 1 com Trump para celebrar 250 anos dos EUA

Japonesa Daiichi-Sankyo entrega antídoto inovador para metanol no Brasil

Armínio Fraga alerta para “paciente fiscal” preocupante com juros altos e dívida acima da inflação
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Documentos Necessários
Para realização da prova, é obrigatória a apresentação de um documento oficial com foto. Também serão aceitos documentos em formato digital, desde que apresentados nos aplicativos oficiais com login GOV.BR, como e-Título, CNH Digital e Carteira de Identidade Digital (quando disponível pelo estado emissor). Não serão aceitos prints, PDFs, fotos ou cópias.
São considerados documentos oficiais:
- Carteiras expedidas pelos Comandos Militares, Secretarias de Segurança Pública, Institutos de Identificação e Corpos de Bombeiros Militares;
- Carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos etc.);
- Passaporte brasileiro;
- Certificado de reservista;
- Carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade;
- Carteira de trabalho;
- Carteira nacional de habilitação.
O Que Levar
Documento oficial com foto; Caneta esferográfica de tinta azul ou preta, em material transparente; Cartão de confirmação. Não é obrigatório levar impresso, mas recomenda-se para facilitar a localização; É permitido levar água e alimentos de consumo rápido, desde que em embalagens transparentes e sem rótulo.
O Que Não Levar
Aparelhos eletrônicos (celulares, relógios, fones, tablets). Esses itens devem ser entregues aos fiscais para lacre em envelope individual; Óculos escuros, chapéus, lápis, borracha, corretivo e demais objetos não previstos em edital; Alimentos em embalagens que não sejam transparentes e bebidas em recipientes que não permitam a visualização do conteúdo.
Cronograma da Prova
Data da prova objetiva: domingo, 5 de outubro; Divulgação do resultado das provas objetivas e convocação para a discursiva: 12 de novembro. Prova discursiva: 7 de dezembro. Verificação de cotas: de 30 de novembro a 8 de dezembro. Resultado final previsto: 30 de janeiro de 2026.
Conclusão
A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) promete um grande desafio para os 760 mil candidatos inscritos. A organização, liderada pelo MGI, Enap e FGV, busca garantir um processo seletivo justo e eficiente, oferecendo oportunidades de carreira na administração pública federal.