Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2025 Apresenta Temas Sociais e Culturais nas Provas
O primeiro dia das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2025, realizado no domingo, 9, destacou a relevância de temas sociais e culturais nas questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e Ciências Humanas. As provas abordaram questões relacionadas à variação linguística, representatividade negra, mitologia grega e a pressão estética sobre mulheres.
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A redação, com o tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, foi proposta pelo Ministério da Educação (MEC).
Discussão sobre Pressão Estética e Representatividade
Em Linguagens, uma questão chamou a atenção ao tratar da pressão estética sobre mulheres, citando comentários feitos à atriz e à brasileira. A questão evidenciou o debate sobre o controle social exercido sobre os corpos femininos. A professora de Linguagens do Elite Rede de Ensino, Thatiane Hecht, ressaltou a importância da análise crítica sobre esse tema.
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Diversidade Cultural e Linguística
A prova também abordou a diversidade cultural e linguística do país, com uma questão sobre o uso da palavra “canjica” em diferentes regiões do Brasil. O professor de Linguagens do Curso Anglo, Arturo Chiong, avaliou que o exame manteve o foco em discutir questões sociais e valorizar a pluralidade do português brasileiro.
Analogia entre Trabalhador Brasileiro e Hércules
Outro item explorou a obra do artista Dalton Paula, exposta no Museu de Arte de São Paulo (MASP), que retrata pessoas negras. Os quadros de Paula retratam pessoas negras nomeadas, conferindo-lhes protagonismo e identidade, em contraste com representações anteriores que as omitiam ou as retratavam de forma genérica.
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O professor enfatizou a capacidade da questão de sensibilizar os estudantes para as questões sociais.
Nível de Dificuldade e Ênfase em Textos Verbais e Não Verbais
Chiong destacou que o nível de dificuldade das questões correspondeu às expectativas. A seção de Língua Portuguesa incluiu 11 questões que exploraram textos verbais e não verbais, com ênfase no gênero crônica. Além disso, foram abordados o simbolismo, características do Romantismo e o emprego de sonetos.
Ciências Humanas: Interpretação de Texto e Temas Clássicos
Na área de Ciências Humanas, a percepção foi de uma prova com interpretação de texto predominante, mas com questões mais exigentes em História e Sociologia. Raphael Kapa, orientador pedagógico do Colégio Andrews, observou que algumas questões caberiam mais à prova de Linguagens, do que à prova de Humanas. Ainda assim, História voltou a exigir conteúdo de sala de aula.
Temas Clássicos e Interdisciplinaridade
Kapa destacou o aparecimento de temas clássicos, como as grandes navegações, sem parecer que eram grandes navegações, e alguns autores sobre os quais as pessoas costumam ter uma visão superficial. Por exemplo, Adam Smith falando de empatia. A prova apresentou uma abordagem interdisciplinar entre História, Sociologia, Filosofia e Geografia.
Discussão sobre Religião e Poder
A professora de História da Escola SEB Lafaiete, Pedro Zonta, observou que a edição deste ano teve “presença maior de História do que no ano passado”, com forte interdisciplinaridade. A prova abordou temas raciais, culturais e religiosos, com três questões que trataram de cristianismo, judaísmo e islã, além de uma sobre religiões de matriz africana e suas relações com o racismo no Brasil. A professora Camila Feitosa destacou que a questão exigia interpretação mais elaborada, trabalhando a ligação entre textos sagrados, a dimensão religiosa, a ciência e o poder.
Desapropriação da Fazenda Cabaceiras e Questões Agrárias
Larissa Vitória, professora e coordenadora de Filosofia e Sociologia do Elite Rede de Ensino, avaliou que a questão sobre a desapropriação da fazenda Cabaceiras no sul do Pará por casos de trabalho análogo à escravidão, crimes ambientais e por ferir a função social da propriedade privada garantida em constituição de 1988 é um tema polêmico.
Juliana Przybysz, coordenadora de Geografia do Elite Rede de Ensino, acrescentou que a questão traz uma discussão sobre a desapropriação, que está relacionada à função social da terra.
Temas da COP30 e Sustentabilidade
A professora destacou que a prova estava contextualizada com a COP30, trazendo “muitas questões relacionadas a fontes de energia, impactos ambientais e sustentabilidade, muito ligada ao conceito que nós estamos trabalhando agora de ter toda essa questão relacionada à COP30”.
