ENEM 2025: Prova da Primeira Fase Avalia Envelhecimento e Novas Provas!

ENEM 2025: Primeira fase avalia envelhecimento na sociedade brasileira. Gabarito oficial em 28/11, divulgado pelo INEP. 4,8 milhões de candidatos inscritos.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) realizou sua primeira fase em 9 de novembro de 2025, com foco na temática “Perspectiva acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. A aplicação incluiu as provas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e a redação, elementos cruciais para a avaliação dos estudantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O gabarito oficial será divulgado em 28 de novembro, conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Aproximadamente 4,8 milhões de candidatos estavam inscritos para esta edição do exame.

Cronograma e Formato da Prova

As provas foram distribuídas ao longo de um dia, com início às 13h30 (horário de Brasília) e duração de 5 horas e 30 minutos. Os portões foram abertos às 12h e fechados pontualmente às 13h. A redação, com caráter dissertativo-argumentativo, possui um peso significativo na nota final, avaliando competências como coerência textual e domínio da norma-padrão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A avaliação da redação exige interpretação de textos complexos, amplo repertório cultural e capacidade de argumentação. A prova também avalia a habilidade de análise crítica de informações, utilizando a Matriz de Referência do ENEM como base.

Requisitos e Próxima Fase

Para a realização da prova, os candidatos foram obrigados a utilizar caneta esferográfica preta de corpo transparente e apresentar documento de identificação oficial com foto. A próxima fase do ENEM está prevista para o próximo domingo, 16 de novembro, com as provas das áreas de Ciências da Natureza e Matemática, totalizando 90 questões objetivas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

O ENEM continua sendo um importante instrumento de acesso ao ensino superior, tanto no setor público quanto no privado, através do Sisu, Prouni e Fies, além de ser utilizado em processos seletivos de instituições particulares e universidades.

Sair da versão mobile