Enem 2025: Perspectivas sobre Envelhecimento no Brasil! Ministério da Educação define tema para o exame de 2025: envelhecimento na sociedade brasileira. Candidatos terão prova de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e redação
O Ministério da Educação, por meio do ministro Camilo Santana, anunciou o tema central para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025: “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. A informação foi divulgada na rede social X, no domingo, 9 de novembro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os candidatos inscritos no Enem terão que realizar provas de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas, além da redação, que é uma etapa crucial do exame. A prova de redação exige a produção de um texto dissertativo-argumentativo em prosa, com até 30 linhas, a partir de uma situação-problema, textos motivadores e conhecimentos adquiridos.
O tema da redação sempre se relaciona com questões sociais, científicas, culturais ou políticas.
Para avaliar a redação, o Inep estabeleceu diversas competências. Os candidatos devem dominar a modalidade escrita formal da língua portuguesa, aplicar conceitos de diferentes áreas do conhecimento, organizar informações e argumentos, e ter conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Além disso, é preciso elaborar uma proposta de intervenção social, uma solução para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. Propostas que violem esses direitos são automaticamente rejeitadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Existem diversas situações que podem resultar em nota zero na redação do Enem. Entre elas, estão a fuga total do tema proposto, a ausência de texto na folha de redação, o uso predominante ou total de língua estrangeira, a inserção de nome, assinatura, rubrica ou qualquer forma de identificação, a falta de estrutura dissertativo-argumentativa e o desrespeito à seriedade do exame, com o uso de palavrões, desenhos ou tentativas deliberadas de anulação.
O Enem tem utilizado uma variedade de temas para as provas de redação ao longo dos anos. Alguns exemplos incluem: “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil” (2023), “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil” (2023), “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil” (2022), “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil” (2021), “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira” (2020), “O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil” (2020), “Democratização do acesso ao cinema no Brasil” (2019), “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na Internet” (2018), “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil” (2017), “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil” (2016), “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira” (2015), “Publicidade infantil em questão no Brasil” (2014), “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil” (2013), “Movimento imigratório para o Brasil no século 21” (2012), “Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado” (2011), “O trabalho na construção da dignidade humana” (2010), “O indivíduo frente à ética nacional” (2009), “Como preservar a floresta Amazônica” (2008), “O desafio de se conviver com a diferença” (2007), “O poder de transformação da leitura” (2006), “O trabalho infantil na realidade brasileira” (2005), “Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação” (2004), “A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo?” (2003), “O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais de que o Brasil necessita?” (2002), “Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar interesses em conflito?” (2001), “Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional?” (2000), “Cidadania e participação social” (1999), “Viver e aprender” (1998).
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!