Milhões de estudantes participarão do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, que ocorrerá no domingo, 9 de novembro. Para garantir a organização e o bom andamento da prova, é fundamental que os candidatos estejam cientes das regras de conduta e dos itens permitidos e proibidos no local de realização da avaliação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Itens Permitidos
Apresentar documento de identificação com foto, emitido por órgãos oficiais (como RG digital, CNH digital ou eTítulo), é obrigatório. Além disso, é permitido o uso de canetas esferográficas de tinta preta em material transparente. Lanches e água são permitidos, desde que sejam previamente aprovados pelo chefe de sala.
Garrafas digitais são proibidas. O cartão de confirmação da inscrição é recomendado, mas não obrigatório, contendo informações importantes como o local da prova e o número de inscrição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Itens Proibidos
O uso de qualquer equipamento eletrônico, incluindo celulares, tablets, smartwatches, alarmes, calculadoras, fones de ouvido, gravadores e pen drives, é estritamente proibido. Também é proibido o uso de canetas que não sejam de tinta preta em material transparente, assim como lápis, lapiseiras, borracha, régua e corretivo.
O uso de acessórios de vestuário como óculos escuros e artigos de chapelaria também é proibido.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Procedimentos de Segurança
Todos os itens proibidos, juntamente com chaves e carteiras, devem ser desligados, colocados em envelopes porta-objetos fornecidos pelos fiscais, lacrados e mantidos debaixo da carteira durante toda a prova. O cartão-resposta e a folha de redação devem ser preenchidos exclusivamente com caneta esferográfica de tinta preta em material transparente.
Horários e Local da Prova
Abertura dos portões: 12h. Fechamento dos portões: 13h (não será permitida a entrada após este horário). Início da prova: 13h30. Término da prova (1º dia): 19h.
A transmissão da correção extraoficial da prova em tempo real será feita pela CNN Brasil. Nos dois domingos de prova, nos dias 9 e 16 de novembro, a partir das 20h, professores do Objetivo estarão nos estúdios para análise e comentários.
