Anulação de Questões no Exame Nacional de Matemática e Ciências
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta quarta-feira (19), as questões objetivas que foram consideradas anuladas nas provas do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025. A decisão foi tomada após relatos de vazamento de questões similares, divulgados em uma transmissão ao vivo no YouTube, o que gerou preocupação com a isonomia e a lisura do exame.
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A autarquia federal, vinculada ao Ministério da Educação, identificou a situação e, após análise, optou por anular três questões, organizadas de acordo com o caderno de questões utilizado em cada prova. A medida visa garantir a igualdade de condições para todos os estudantes que realizaram o exame.
As questões anuladas foram:
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Questões Anuladas por Caderno
Caderno Amarelo (5): Questões 115, 121 e 178.
Caderno Cinza (6): Questões 115, 118 e 172.
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Caderno Azul (7): Questões 123, 132 e 174.
Caderno Verde (8): Questões 132, 135 e 168.
Caderno Roxo (12): Questões 115, 118 e 172.
Caderno Laranja (11): Questões 115, 118 e 172.
Detalhes das Questões Anuladas
A questão 115 do caderno amarelo, por exemplo, tratava de acústica, especificamente do conceito de nível sonoro e logaritmos, na área da física. A questão 115 do caderno amarelo, de biologia, focava nos processos de fotossíntese. Já a questão 178 do mesmo caderno amarelo abordava conceitos de álgebra e equações do segundo grau, na área da matemática.
Resposta do Ministério da Educação
O ministro da Educação, Camilo Santana, garantiu que as demais questões do segundo dia de provas do Enem 2025 que não foram anuladas continuam válidas. Ele enfatizou que a decisão de anular as três questões foi uma medida preventiva, visando garantir a isonomia e a lisura do processo.
A medida foi tomada após a divulgação de uma transmissão ao vivo, onde uma pessoa que participou de um pré-teste do Enem divulgou as questões.
Pré-Teste e Teoria de Resposta ao Item
O pré-teste do Enem é uma etapa de aplicação experimental e sigilosa de novos itens, antes que essas questões sejam incluídas no Banco Nacional de Itens (BNI). O objetivo central da pré-testagem é captar dados considerados importantes para aumentar a qualidade e precisão da prova que utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI).
Entre os parâmetros observados está a dificuldade de cada questão objetiva (fácil, média ou difícil) e a possibilidade de acerto ao acaso (o chamado chute da questão).
Investigação e Ações da Polícia Federal
A Polícia Federal foi acionada pelo Inep para apurar a conduta do suspeito do vazamento das questões e autoria para a devida responsabilização dos envolvidos. O ministro da Educação determinou que a Polícia Federal tomasse todas as medidas legais e também apurasse a confidencialidade desse fato.
Conclusão
Diante da situação, o Inep optou por anular as questões para garantir a lisura e a isonomia do Exame Nacional de Ensino Médio. A medida demonstra o compromisso do órgão com a qualidade e a igualdade de oportunidades para todos os estudantes.
