Enem 2025: Exame desafia candidatos com foco em leitura e vocabulário. Vera Antunes destaca necessidade de domínio de conceitos e leitura textual.
O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025, realizado no domingo (9), apresentou desafios significativos para os candidatos, exigindo um alto nível de competência linguística e um sólido hábito de leitura, conforme avalia Vera Lúcia Antunes, coordenadora do Objetivo.
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A análise das provas de linguagens e ciências humanas revelou a necessidade de um domínio aprofundado do vocabulário e da interpretação textual.
A prova de linguagens, abrangendo português, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação, apresentou uma mudança em relação aos anos anteriores. Em vez de textos curtos para cada questão, o exame iniciou com textos mais longos, especialmente na área de língua portuguesa.
Um único texto serviu de base para cinco testes, o que demandou um alto padrão de leitura e interpretação por parte dos candidatos.
A avaliação também abordou temas relevantes, incluindo a diversidade da população brasileira, a imposição de padrões de beleza, questões de saúde emocional e mental, preconceito, violência contra a mulher na escola, e a valorização das culturas africana e indígena, com menções específicas ao candomblé e pinturas indígenas.
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Na prova de ciências humanas (geografia, filosofia e sociologia), a professora ressaltou a importância do hábito de leitura e do domínio de conceitos. Observou-se uma redução no uso de imagens para história e geografia. A temática ambiental predominou na prova de sociologia e filosofia, com metade das questões focando em energia, espaço urbano, cidades sustentáveis e agricultura.
Os textos utilizados foram de 2022 e 2023, sem abordagens mais recentes.
As questões de história exigiram um bom conhecimento histórico, enquanto sociologia e filosofia apresentaram um nível mais elevado, demandando um vocabulário mais sofisticado. Houve um aumento no número de questões nessas disciplinas, com temas como justiça, direito, filosofia política, diversidade de direitos, punição e felicidade.
Um exemplo citado foi um texto de Clarice Lispector que influenciou uma questão sobre antiespecismo (discriminação baseada na espécie). “Uma prova de nível elevado de Sociologia e Filosofia exigindo conceitos sofisticados do aluno”, disse a professora do Objetivo.
Vera concluiu que o exame exigiu, acima de tudo, o domínio de conceitos, o hábito de leitura e um vocabulário apurado, características essenciais para o sucesso dos candidatos.
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