Enem 2025: Exame de 4 milhões estudantes avaliado em 1805 cidades. Novo formato e temas desafiadores marcaram o exame pedagógico.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 foi concluído no último domingo (16), após a aplicação das provas em 1805 cidades espalhadas por todo o Brasil. Cerca de 4 milhões de estudantes participaram do exame, que se estendeu por dois dias de avaliação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Este ano, o exame manteve a tradição pedagógica, com foco na cobrança de temas e habilidades, similar às edições anteriores. Ao mesmo tempo, foram introduzidas inovações no formato, visando otimizar o tempo de resposta dos candidatos.
O tema central do primeiro dia foi “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. As provas nas áreas de Linguagens e Ciências Humanas exigiram a interpretação de textos e a aplicação de conhecimentos socioculturais.
No segundo dia, que compreendeu as disciplinas de ciências da natureza e matemática, o nível de dificuldade variou de intermediário a desafiador. Em matemática, houve ênfase em gráficos e questões relacionadas a situações-problema do cotidiano, incluindo temas como o uso da água e a economia.
Alguns professores notaram uma questão complexa envolvendo a função tangente, que não era tão comum.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As disciplinas com maior facilidade foram: Geografia (61 acertos), Literatura (35 acertos), Espanhol (2 acertos) e Filosofia (81 acertos). Já as que apresentaram maior dificuldade foram: História (71 acertos), Sociologia (58 acertos) e Linguagens (28 acertos).
Em matemática, a disciplina mais fácil obteve 139 acertos, enquanto a mais difícil alcançou 155 acertos. Química apresentou 92 acertos na prova mais fácil e 120 na mais difícil. Em física, a facilidade foi de 110 acertos e a dificuldade de 121.
Na biologia, a prova mais fácil teve 90 acertos e a mais difícil 115.
O professor Viktor Lemos, do Sistema Anglo de Ensino, avaliou que o Enem 2025 seguiu a linha pedagógica das edições anteriores, especialmente nas áreas de linguagens e humanidades. Ele ressaltou que o novo formato, com textos utilizados para múltiplas questões, contribuiu para a calma e o ritmo da prova.
Segundo o especialista, o conteúdo do segundo dia foi considerado “mais fácil que o primeiro e, em várias disciplinas, mais fácil que no ano passado”. Ele observou que, em biologia, uma disciplina-chave para cursos como medicina, a prova pode ter oferecido pouca capacidade de diferenciação entre candidatos de alto desempenho.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!