Interrupções Generalizadas no Fornecimento de Energia em São Paulo
Cerca de 800 mil imóveis na região metropolitana de São Paulo enfrentaram falta de energia na manhã de sexta-feira, 12 de dezembro de 2025. A situação mais crítica se concentrou na capital paulista, onde o número de unidades consumidoras sem energia ultrapassou as 586 mil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A empresa responsável pelo fornecimento, Enel SP, atribuiu o problema a danos na infraestrutura elétrica causados por um ciclone extratropical.
Em comunicado, a Enel SP informou que o restabelecimento da energia em algumas áreas é um processo complexo, envolvendo a reconstrução da rede elétrica, a substituição de postes, transformadores e, em alguns casos, a recondução de longas distâncias de cabos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A empresa mobilizou equipes de técnicos para lidar com a situação.
Fiscalização e Resposta às Interrupções
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) está monitorando a situação e fiscalizando as ações da Enel SP desde o início das interrupções, que foram desencadeadas pelo ciclone extratropical que atingiu a região de São Paulo. Equipes da ANEEL e da Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo) estão presentes para auxiliar na resolução do problema.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
O ciclone extratropical, originado no Sul do país, gerou temporais nos dias 9 e 10 de dezembro, com chuvas intensas, ventos fortes e a queda de árvores em diversas regiões de São Paulo, incluindo a capital, o interior e a zona litorânea. As rajadas de vento atingiram velocidades de até 82 km/h na capital paulista na quarta-feira, 10 de dezembro.
Impacto e Resposta da Distribuidora
Em 10 de dezembro, às 9h, 223 mil unidades consumidoras da área de atuação da Enel SP estavam sem energia. No dia seguinte, às mesmas horas, o número de unidades afetadas aumentou para 1,5 milhão. A Enel SP mobilizou cerca de 1.600 equipes de técnicos para acelerar a recomposição do sistema elétrico, buscando minimizar o impacto das interrupções na população.
