Enel combate furto de energia com recorde de operações e prisões em 2025. A empresa intensificou ações em SP, detendo 155 pessoas em 483 operações.
A empresa intensificou suas ações de combate ao furto de energia em sua área de concessão, com resultados expressivos até o final de outubro. Durante o período, a Enel realizou 483 operações em colaboração com forças policiais, um volume superior ao total registrado em todo o ano de 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essas operações resultaram na detenção de 155 pessoas acusadas de envolvimento em atividades irregulares. As ações foram conduzidas em diversas áreas, incluindo regiões residenciais, comerciais e industriais, abrangendo os 24 municípios da Região Metropolitana de São Paulo.
A 3ª Delegacia da DISCCPAT, vinculada ao Departamento Estadual de Investigações Criminais, desempenhou um papel crucial, executando 321 operações durante o período. Adicionalmente, 162 operações foram conduzidas por delegacias de bairro, complementando o esforço de combate à fraude energética.
De acordo com dados da Enel, a grande maioria dos indivíduos detidos – 99% – eram clientes da própria distribuidora. As regiões com maior concentração de irregularidades foram a Zona Sul, que respondeu por 29% das operações, seguida pela Zona Leste (24%), Zona Oeste (21%), Zona Norte (16%) e a região do ABC (10%).
O combate às fraudes energéticas tem se tornado cada vez mais importante nos últimos anos. Em 2024, a Enel SP já havia registrado 424 operações e 363 prisões, superando os 310 registros e 219 prisões de 2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!