Resultados da 1ª Edição do Enamed Revelam Baixo Desempenho em Cursos de Medicina
O Ministério da Educação anunciou nesta segunda-feira, 19 de janeiro de 2026, que 99 cursos de medicina sofrerão sanções devido ao desempenho apresentado na primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). As medidas incluem restrições de vagas, suspensão da participação em programas federais e, em casos extremos, a desativação das atividades oferecidas pelas instituições.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os cursos afetados apresentaram um desempenho abaixo de 60% de alunos classificados como proficientes, ou seja, considerados “profissionais minimamente competentes” na avaliação. As instituições terão 30 dias para apresentar justificativas e evitar as punições, que serão graduadas de acordo com o nível de desempenho.
Análise dos Resultados e Medidas Preventivas
Dos 304 cursos de medicina regulamentados pelo Sistema Federal de Ensino, 204 obtiveram mais de 60% de aprovação na prova. O Enamed, criado em 2025, substitui o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) para cursos de medicina. A primeira edição do exame, realizada em 19 de outubro de 2026, contou com 262 instituições e 87.035 estudantes inscritos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ministro da Educação, em declarações aos jornalistas, enfatizou que o objetivo das medidas não é uma “caça às bruxas”, mas sim uma oportunidade para as instituições realizarem uma reavaliação e assegurarem a qualidade da oferta de cursos.
A avaliação se concentrou em cursos de instituições públicas federais e privadas reguladas pelo Sistema Federal de Ensino, enquanto cursos de instituições municipais e estaduais não serão sujeitos às sanções.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
