Empresários Brasileiros Reclamam de Juros Altos e Dificuldade no Acesso ao Crédito

Empresários relatam dificuldades no acesso ao crédito no Brasil. Sondagem da CNI aponta juros altos como principal entrave para empresas industriais em 2025.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O acesso ao crédito de curto e médio prazo continua sendo um desafio significativo para a indústria brasileira. Dados da “Sondagem Especial nº 98 – Condições de Acesso ao Crédito em 2025”, realizada pela CNI em parceria com a ABDE, revelam que a alta dos juros é o principal obstáculo apontado por oito em cada dez empresas industriais com dificuldades na obtenção de financiamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A pesquisa também identificou outros fatores relevantes. Trinta e dois por cento das empresas citaram a necessidade de garantias reais, como bens móveis e imóveis, como um fator limitante. Além disso, 17% das empresas mencionaram a falta de linhas de crédito que atendam às necessidades específicas de suas operações.

Problemas no Crédito de Longo Prazo

Os resultados se repetem quando se trata de crédito de longo prazo (acima de cinco anos). Setenta e um por cento das empresas identificam os juros como o principal problema, seguido por 31% que apontam a necessidade de garantias reais e 17% que mencionam a ausência de linhas de crédito adequadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A dificuldade em obter crédito impacta diretamente a capacidade de investimento das empresas. A alta taxa Selic, em 15% ao ano, e os juros reais em torno de 10% encarecem o acesso ao financiamento, desincentivando a expansão da capacidade produtiva e a inovação.

Frustração com Renovação de Crédito

A pesquisa também revelou que 35% das empresas industriais que renovaram crédito de curto ou médio prazo consideraram que as condições de acesso, como taxas de juros, número de parcelas, período de carência e exigência de garantias, pioraram ou pioraram significativamente entre fevereiro e julho de 2025.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Em relação à renovação de crédito de longo prazo, 33% das indústrias avaliaram que as condições permaneceram as mesmas desde junho de 2025.

Dados da Pesquisa

A Sondagem Especial contou com a participação de 1.789 empresas industriais, distribuídas em pequenos, médias e grandes empresas. O questionário foi aplicado entre 1º e 12 de agosto de 2025.

Sair da versão mobile