Crescimento do Emprego nos EUA Desacelera, Desemprego Cai
O mercado de trabalho americano apresentou uma desaceleração no crescimento do emprego em dezembro, inferior às expectativas do mercado. De acordo com dados divulgados pelo Departamento do Trabalho americano na sexta-feira (9), foram criados 50.000 empregos fora do setor agrícola no mês passado, um número abaixo do esperado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A criação de 50.000 vagas representa uma desaceleração em relação aos 56.000 empregos gerados em novembro, que foi revisado para baixo. Economistas consultados pela Reuters projetavam a criação de 60.000 empregos, após os 64.000 criados em novembro.
Apesar da desaceleração, a taxa de desemprego caiu para 4,4% em dezembro, abaixo da expectativa de 4,5% apontada em pesquisas da Reuters. Essa redução na taxa de desemprego é atribuída, em parte, à menor demanda por trabalhadores, influenciada por fatores como tarifas de importação e o aumento dos investimentos em inteligência artificial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O cenário econômico atual é descrito como “não contratar, não demitir”, indicando uma situação de estabilidade no mercado de trabalho, com pouca movimentação de empregos. A economia americana tem enfrentado desafios devido a políticas comerciais e de imigração implementadas anteriormente, que impactaram a oferta e a demanda de mão de obra.
O Departamento do Trabalho dos EUA estimou uma redução de 911.000 empregos nos 12 meses até março de 2025, em comparação com as projeções anteriores. A agência divulgará uma revisão completa desses dados no próximo mês, com o relatório de emprego de janeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
O Federal Reserve (Fed), o banco central dos Estados Unidos, está avaliando a situação e pode manter a taxa de juros em 3,50% a 3,75% em dezembro. As autoridades indicam que darão uma pausa na política monetária para analisar a direção da economia.
