Embraer e Azul reduzem encomenda de E195-E2 em acordo de recuperação judicial

Embraer e Azul reduzem encomenda de E195-E2. Azul entra com pedido de recuperação judicial nos EUA. Plano de reestruturação financeira homologado.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Embraer e Azul Reduzem Encomenda de E195-E2

Em 23 de dezembro de 2025, a Embraer anunciou a repactuação de acordos com a Azul referente à venda de aeronaves E195-E2, que ocorreram entre 2014 e 2018. O novo acordo estabelece uma diminuição na encomenda, que passará de 51 para 25 aviões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo comunicado da Embraer (PDF – 151 kB), a alteração se justifica “em meio ao plano de reestruturação da Azul, que está sendo discutido no contexto do processo de Chapter 11” – mecanismo de recuperação judicial dos Estados Unidos. A Azul, que entrou com pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos em maio de 2025, enfrentava dificuldades financeiras decorrentes do aumento de custos e dos impactos prolongados da pandemia no setor aéreo.

A companhia aérea detalhou, em petição apresentada à Justiça norte-americana, os principais aspectos da reestruturação financeira aprovada no Chapter 11. Em 12 de dezembro, foi homologado o plano de reorganização judicial da Azul, o que visa reduzir significativamente o endividamento da empresa e concluir o processo de recuperação judicial nos próximos meses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O plano inclui a redução da dívida líquida de US$ 7 bilhões para US$ 3,7 bilhões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Sair da versão mobile