Embarcação Suspeita Apreendida no Mar Báltico Levanta Preocupações com Segurança de Cabos Submarinos
Autoridades finlandesas apreenderam uma embarcação, o navio Fitburg, na terça-feira, 31 de dezembro de 2025, enquanto navegava com a âncora solta no Mar Báltico. O cargueiro, que transportava 14 tripulantes de quatro nacionalidades diferentes – Rússia, Geórgia, Cazaquistão e Azerbaijão – estava a caminho de Israel, partindo de São Petersburgo, Rússia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Guarda Costeira Finlandesa deteve o navio após a interceptação, que ocorreu quando o Fitburg entrou nas águas territoriais finlandesas. A apreensão do navio levanta questões sobre a segurança de cabos submarinos de telecomunicações cruciais para a comunicação e conectividade na região.
O cabo submarino danificado pertence à Elisa, empresa finlandesa de telecomunicações e serviços digitais. A Estônia também relatou a interrupção de um segundo cabo de telecomunicações que conecta o país à Finlândia, propriedade da empresa sueca Arelion.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A situação ocorre em um contexto de crescente tensão geopolítica na região, desde o início do conflito na Ucrânia.
A apreensão do Fitburg intensifica a vigilância dos oito países membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) que fazem fronteira com o Mar Báltico, uma área estratégica que também compartilha limites com a Rússia. A situação reflete preocupações sobre ameaças híbridas, incluindo ataques cibernéticos, desinformação e sabotagem de infraestrutura.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Países europeus têm expressado preocupação com o aumento dessas ameaças, atribuídas à Rússia, embora Moscou negue envolvimento. A situação destaca a vulnerabilidade de infraestruturas críticas e a necessidade de fortalecer a segurança cibernética e a proteção de ativos estratégicos na região.
