Em 15 de janeiro de 2026, a embaixada americana divulgou, através de sua conta no X (antigo Twitter), uma nova diretriz do Departamento de Estado. A medida impacta a emissão de vistos de imigrantes, com foco em nacionalidades consideradas de alto risco quanto ao uso de benefícios públicos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O anúncio oficial ocorreu na quarta-feira anterior, 14 de janeiro de 2026.
Novas Diretrizes e Válidade
A regra entrará em vigor em 21 de janeiro de 2026. Vistos para turismo, negócios e estudo continuarão sendo processados normalmente, pois se referem a categorias de não imigrante. Durante o período de suspensão, não serão emitidos vistos de imigrante.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Posicionamento do Governo dos EUA
O governo dos EUA justificou a decisão com base na política migratória do presidente (Partido Republicano), que prega a autossuficiência financeira dos imigrantes, evitando que se tornem um custo para o Estado. O Departamento de Estado está revisando políticas e diretrizes para prevenir o uso de programas de assistência social por imigrantes de países de alto risco.
Procedimentos e Exceções
A embaixada informou que os solicitantes podem continuar a protocolar pedidos e a comparecer às entrevistas. No entanto, a decisão final sobre a entrada efetiva nos Estados Unidos será tomada pelo Departamento de Segurança Interna (DHS). Cidadãos com dupla nacionalidade, que apresentarem passaporte válido de país fora da lista, estão sujeitos a exceções.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Categorias de Vistos Afetadas
Os vistos de imigrante abrangem estrangeiros que buscam residência permanente nos Estados Unidos. As categorias impactadas incluem: Baseados em relações familiares (IR1/CR1, K-1); Adoção internacional (IR3/IH3/IR4/IH4); Familiares de cidadãos americanos (IR2/CR2/IR5/F1/F3/F4); Trabalhadores prioritários (E1); Profissionais com diplomas avançados ou habilidades excepcionais (E2); Profissionais e outros trabalhadores (E3/EW3); Criação de empregos/investidores (C5/T5/R5/I5); Trabalhadores religiosos (SD/SR); Residentes retornando aos EUA (SB).
