Logo Alerta Jornal
Logo Alerta Jornal
  • Home
  • Tendências
  • Finanças
  • Internacional
  • Brasil
  • Cultura
  • Política
  • Economia
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Alerta Jornal - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Lutas
  3. Em Salvador, o Grito dos Excluídos continua a luta em favor da soberania, do meio ambiente e dos direitos

Em Salvador, o Grito dos Excluídos continua a luta em favor da soberania, do meio ambiente e dos direitos

Sob o lema “Cuidar da Casa Comum e da Democracia é luta de todo dia”, também foram promovidos atos no interior do estado.

Por: redacao

08/09/2025 14:19

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Na manhã de domingo (7), vários movimentos sociais, partidos políticos, grupos religiosos, estudantes e trabalhadores ocuparam o centro de Salvador (BA) na 31ª edição do Grito dos Excluídos e Excluídas. Com o lema “Cuidar da Casa Comum e da Democracia é luta de todo dia”, a manifestação, que é um confronto aos desfiles cívico-militares do Dia da Independência, apresentou como pontos centrais a defesa da soberania nacional, do meio ambiente e melhores condições de trabalho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com bandeiras, cartazes e faixas em defesa de direitos e contra a anistia aos golpistas do 8 de janeiro, o Grito buscou consolidar as principais demandas populares e indicar a necessidade de progresso social em direção a um projeto político mais justo e humano para o país.

O momento de apresentar à sociedade as críticas que temos à estrutura do país, aos governos. Mas, ao mesmo tempo, de reafirmar o papel dos movimentos sociais, a luta pela solidariedade. Reafirmar, sem dúvida alguma, alianças para podermos construir cada vez mais um projeto popular na nossa sociedade, salienta o deputado federal Valmir Assunção (PT), também militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

O Brasil é do Brasil.

Com os ataques do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao Brasil, a defesa da soberania nacional passou a ser um tema central desta edição do ato. Para Gustavo Santana, da coordenação nacional do Levante Popular da Juventude, a luta anti-imperialista também é uma luta em defesa dos direitos do povo brasileiro.

A soberania assegura que o nosso povo tenha seus direitos protegidos, com direito à educação, ao acesso à terra, à saúde, ao trabalho digno e, principalmente, à liberdade. Não toleraremos que os interesses estrangeiros, em especial dos EUA, comprometam a soberania do povo brasileiro. Enfatiza.

Leia também:

Trump anuncia evento histórico de UFC na Casa Branca com Jon Jones e Conor McGregor

Trump anuncia evento histórico de UFC na Casa Branca com Jon Jones e Conor McGregor

Alexandre Pantoja Reflete Sobre Lesão e Retorno ao UFC 323

Alexandre Pantoja Reflete Sobre Lesão e Retorno ao UFC 323

Brasileiros Conquistam Medalhas de Bronze no Grand Slam de Abu Dhabi

Brasileiros Conquistam Medalhas de Bronze no Grand Slam de Abu Dhabi

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Raquel Nery, presidenta do Sindicato dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior da Bahia (Apub), afirma que a soberania nacional também está diretamente relacionada à defesa da democracia.

A soberania não se confunde com o patriotismo nacionalista, que, em última análise, destina nosso país para que os interesses pessoais de uns e outros prevaleçam. A Apub se une a essa luta, que é uma luta popular, que busca justiça, superação das desigualdades, é pela vida dos trabalhadores – que está para além do trabalho. Reafirmamos a soberania, e nessa reafirmação é a própria democracia que se fortalece.

Referendo Popular

A campanha do Plebiscito Popular 2025 também se destacou pela sua manifestação na capital baiana. A iniciativa, promovida pelas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, questionava a população acerca da diminuição da jornada de trabalho, o encerramento da escala 6×1 e a isenção do Imposto de Renda para indivíduos com renda até R$ 5 mil.

Deyvid Bacelar, coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), enfatiza a importância da pressão social para que essas questões sejam tratadas com prioridade no Congresso.

Estamos buscando pressionar o Congresso Nacional para que efetivamente conceda a isenção do Imposto de Renda aos trabalhadores e trabalhadoras com rendas até R$ 5 mil, além de tributar os grandes fortunas, celebridades e grandes bancos. Também defendemos o fim da escala de 6×1, que consiste na redução da jornada de trabalho sem a correspondente diminuição da remuneração. Com a mobilização social, poderemos alcançar todos esses objetivos. Essa é a relevância de estarmos nas ruas no dia 7 de setembro, assegurando nossa soberania, democracia e direitos.

O grito na Bahia.

No interior do estado, as ações e manifestações do Grito dos Excluídos e Excluídas iniciaram-se já na sexta-feira (5), e várias cidades também promoveram protestos no Dia da Independência.

Em Feira de Santana, o segundo maior município da Bahia, os protestos ocorreram nas ruas na manhã de domingo, na avenida Presidente Dutra, local onde também acontece o desfile cívico-militar na cidade. Já em Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, os manifestantes se concentraram em frente ao Griphário, na avenida Régis Pacheco, e seguiram para a avenida Brumado. Municípios como Itabuna, Alagoinhas e Senhor do Bonfim também registraram manifestações do Grito no domingo.

Fonte por: Brasil de Fato

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
DemocraciaDireitosGrito dos ExcluídosSalvadorSoberania
Foto do redacao

Autor(a):

redacao

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.

Imagem do post

Congresso

Paulinho da Força avalia pena de 2 anos e 4 meses para Bolsonaro em Anistia

10/12/2025 0:52 | 2 min de leitura

● Câmara aprova PL da Dosimetria: redução de penas para casos 8 de Janeiro

10/12/2025 2:31 | 1 min de leitura

● TCU Questiona Leilão do Superterminal em Santos: Operadoras Buscam Justiça

10/12/2025 4:33 | 3 min de leitura

● Bolsonaro Busca Regime Domiciliar Após Cirurgias e Problemas de Saúde no Supremo

10/12/2025 4:37 | 1 min de leitura

● PLP 125/2022 Aprovado: Medida Urgente Contra Crime Organizado e Sonegação Fiscal

10/12/2025 6:08 | 2 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!