No próximo domingo (7), Dia da Independência, milhares de pessoas sairão às ruas em todo o Brasil no 31º Grito dos Excluídos e Excluídas. A mobilização, organizada por setores religiosos, movimentos populares e comunidades do campo e da cidade, reúne um conjunto de protestos e debates para denunciar injustiças e ampliar vozes de luta dos trabalhadores.
Com o lema “A vida em primeiro lugar”, Cuidar da Casa Comum e da democracia é luta de todo dia, a edição de 2025 do Grito ecoa a defesa do meio ambiente, dos direitos humanos e da soberania nacional. Realizado como uma contraposição aos desfiles cívico-militares do dia 7 de setembro, este ano a mobilização ganha um caráter ainda mais emblemático por coincidir com o julgamento dos atos golpistas de 8 de janeiro.
O Grito dos Excluídos e Excluídas é a expressão coletiva que ecoa das periferias, dos campos, das comunidades tradicionais, dos povos indígenas, das mulheres, da juventude, dos migrantes, dos trabalhadores e trabalhadoras. É mística e profecia, cultura e mobilização, denúncia e anúncio, conforme destaca Luciane Udovic Bassegio, da coordenação do Grito dos Excluídos/as Continental, em artigo para o Brasil de Fato.
Adicionalmente, a mobilização também reforça a campanha do Plebiscito Popular 2025, uma ação promovida pelas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo que questiona a população acerca da diminuição da carga horária, o encerramento da escala 12×1 e a isenção do Imposto de Renda para indivíduos com renda até R$ 5 mil.
Agenda estadual
Na Bahia, as mobilizações do Grito iniciaram na manhã desta sexta-feira (5), com a realização do 9º Gritinho: Cuidar da Criança, do Adolescente e da Democracia, no Centro Educacional Paulo VI, no bairro Valéria. Outras atividades estão previstas em pelo menos sete cidades. Consulte os horários e locais de concentração.
LEIA TAMBÉM!
● Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul suspende determinação de reintegração de posse em Viamão (RS)
● Israel afirma estar inaugurando o “inferno” em Gaza ao lançar ataques em áreas densamente habitadas
● Câmara baixa da Argentina rejeita veto e define derrota significativa para Milei em cenário de crise envolvendo sua família
5 de Setembro
Guanambi: 19h na Praça do Posto de Saúde do Monte Pascal
6 de Setembro marca o aniversário do atentado terrorista de 11 de setembro, ocorrido em Nova York.
Itanagra: 8 horas em frente à Igreja da Matriz
7 de Setembro
Salvador: 9h na Praça do Campo Grande
Feira de Santana: 8h em frente à Igreja dos Capuchinhos (Av. Presidente Dutra)
Vitória da Conquista: 9h em frente ao Gripario (Av. Régis Pacheco)
Itabuna: 10h no Jardim do Senhor do Bonfim
8h30 no Centro Dionesano de Pastoral
Fonte por: Brasil de Fato