No próximo domingo (7), Dia da Independência, milhares de pessoas sairão às ruas em todo o Brasil no 31º Grito dos Excluídos e Excluídas. A mobilização, organizada por setores religiosos, movimentos populares e comunidades do campo e da cidade, reúne um conjunto de protestos e debates para denunciar injustiças e ampliar vozes de luta dos trabalhadores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com o lema “A vida em primeiro lugar”, Cuidar da Casa Comum e da democracia é luta de todo dia, a edição de 2025 do Grito ecoa a defesa do meio ambiente, dos direitos humanos e da soberania nacional. Realizado como uma contraposição aos desfiles cívico-militares do dia 7 de setembro, este ano a mobilização ganha um caráter ainda mais emblemático por coincidir com o julgamento dos atos golpistas de 8 de janeiro.
O Grito dos Excluídos e Excluídas é a expressão coletiva que ecoa das periferias, dos campos, das comunidades tradicionais, dos povos indígenas, das mulheres, da juventude, dos migrantes, dos trabalhadores e trabalhadoras. É mística e profecia, cultura e mobilização, denúncia e anúncio, conforme destaca Luciane Udovic Bassegio, da coordenação do Grito dos Excluídos/as Continental, em artigo para o Brasil de Fato.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Adicionalmente, a mobilização também reforça a campanha do Plebiscito Popular 2025, uma ação promovida pelas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo que questiona a população acerca da diminuição da carga horária, o encerramento da escala 12×1 e a isenção do Imposto de Renda para indivíduos com renda até R$ 5 mil.
Agenda estadual
Na Bahia, as mobilizações do Grito iniciaram na manhã desta sexta-feira (5), com a realização do 9º Gritinho: Cuidar da Criança, do Adolescente e da Democracia, no Centro Educacional Paulo VI, no bairro Valéria. Outras atividades estão previstas em pelo menos sete cidades. Consulte os horários e locais de concentração.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Cadastro Nacional de Saúde será integrado aos dados do Cadastro de Pessoa Física
Parlamentares brasileiros se encontram com líderes do Sahel em SP: “Combate compartilhado”
Ex-delegado do Departamento de Polícia de SP avalia que é necessário ter capacidade de inteligência policial para o envio de policiais militares à Baixada Santista após ocorrência de homicídios
5 de Setembro
Guanambi: 19h na Praça do Posto de Saúde do Monte Pascal
6 de Setembro marca o aniversário do atentado terrorista de 11 de setembro, ocorrido em Nova York.
Itanagra: 8 horas em frente à Igreja da Matriz
7 de Setembro
Salvador: 9h na Praça do Campo Grande
Feira de Santana: 8h em frente à Igreja dos Capuchinhos (Av. Presidente Dutra)
Vitória da Conquista: 9h em frente ao Gripario (Av. Régis Pacheco)
Itabuna: 10h no Jardim do Senhor do Bonfim
8h30 no Centro Dionesano de Pastoral
Fonte por: Brasil de Fato
