O desfile militar tradicional em comemoração ao Dia da Independência do Brasil será realizado em Brasília para domingo (7) e abordará o tema Brasil Soberano. A mensagem tem sido utilizada pela comunicação oficial do governo federal, após o anúncio da taxa de 50% sobre produtos brasileiros pelos Estados Unidos.
O evento iniciará às 9h na Esplanada dos Ministérios, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ministros e autoridades. Movimentos sociais e populares do Distrito Federal convidam a população para participar das celebrações na capital federal.
Ademais das demonstrações militares, conforme declarado pelo governo, a soberania do país será expressa por meio de três eixos temáticos no desfile: dois deles denominados Brasil dos Brasileiros e Brasil do Futuro, e um terceiro eixo aborda a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em Belém (PA), em novembro.
Presidente se reúne com comandantes
O presidente Lula recebeu o general Tomé Paiva, do Exército; o almirante de esquadra Marcos Olsen, da Marinha; e Marcelo Kanitz Damasceno, da Aeronáutica, para um almoço na sexta-feira (5) no Palácio do Alvorada, em Brasília. Sem programação prévia, o encontro foi organizado pelo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, visando fortalecer o relacionamento entre o Palácio do Planalto e as Forças Armadas e ajustar os últimos aspectos do desfile de 7 de setembro.
O encontro se dá ainda durante o curso do processo central da trama golpista no Supremo Tribunal Federal (STF), com a participação dos generais do Exército Augusto Heleno e Walter Braga Netto, e do ex-comandante da Marinha, o almirante Almir Garnier.
LEIA TAMBÉM!
● Banco Central rejeita a aquisição do Master pelo Banco de Brasília (BRB)
● O Banco Master poderá expor o patrimônio do Distrito Federal, segundo parlamentares após operação da PF e da Comissão Parlamentar de Inquérito
● Saída de Paulo Puji e União Brasil configura situação complexa para o governo no Congresso
Segurança reforçada
As celebrações do 7 de setembro na capital federal contarão com reforço na segurança, considerando que já existe um operário policial nas imediações do STF, devido ao julgamento da ação penal que apura a tentativa de golpe de Estado no Brasil (Ação Penal 2668).
O governo federal divulgou orientações para quem assistirá ao desfile de 7 de setembro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A entrada do público ocorrerá em postos de revista a partir das 6h30 e não será permitida a entrada com garrafas de vidro, latas, fogos de artifício, mastros, sprays, armas ou animais, com exceção de cães-guia. Também estão proibidos isopores, coolers, apontadores a laser ou drones.
É permitida a entrada com lanches, frutas, biscoitos e bebidas, contanto que não estejam em embalagens de vidro. Chapéus, bonés, máscaras hospitalares e protetor solar em creme também são autorizados.
O Departamento de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) comunicou que o evento de 7 de setembro contou com um planejamento específico, considerando a necessidade de uma dinâmica própria. “As forças estarão atentas a carreatas e outros movimentos para que não afetem a rotina da cidade”, declarou, em nota.
Fonte por: Brasil de Fato