Logo Alerta Jornal
Logo Alerta Jornal
  • Home
  • Tendências
  • Finanças
  • Internacional
  • Brasil
  • Cultura
  • Política
  • Economia
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Alerta Jornal - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. BdF
  3. Em meio a aumento nas tarifas, Xi Jinping dialoga com Lula e reafirma apoio ao Brasil contra a “intimidação unilateral”

Em meio a aumento nas tarifas, Xi Jinping dialoga com Lula e reafirma apoio ao Brasil contra a “intimidação unilateral”

O presidente chinês Xi Jinping reiterou o apoio da China à soberania do Brasil e se juntou a Lula para condenar a ‘intimidação unilateral’.

Por: redacao

12/08/2025 8:15

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A China apoia o povo brasileiro na defesa de sua soberania nacional e o Brasil na salvaguarda de seus direitos e interesses legítimos, afirmou o presidente chinês Xi Jinping ao seu homólogo brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, na noite de segunda-feira (11), manhã de terça em Pequim, em telefonema solicitado pelo Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os comunicados de ambos os lados da conversa telefônica de uma hora não mencionaram os Estados Unidos, mas os dois líderes criticaram o unilateralismo, a prática de atuação isolada de um país, sem cooperação com outros.

O unilateralismo se intensificou durante o governo Trump, que promoveu o princípio do “destino manifesto” dos EUA logo após assumir o cargo no início do ano, e posteriormente com medidas como a tarifação abrangente aplicada a países de todas as regiões do mundo.

Xi Jinping afirmou a Lula que todos os países devem se unir e se opor de forma contundente ao unilateralismo e ao protecionismo.

O presidente chinês reiterou o que declarou em novembro, durante sua visita ao Brasil, de que “as relações China-Brasil estão no seu melhor momento histórico”.

Leia também:

Cadastro Nacional de Saúde será integrado aos dados do Cadastro de Pessoa Física

Cadastro Nacional de Saúde será integrado aos dados do Cadastro de Pessoa Física

Parlamentares brasileiros se encontram com líderes do Sahel em SP: “Combate compartilhado”

Parlamentares brasileiros se encontram com líderes do Sahel em SP: “Combate compartilhado”

Ex-delegado do Departamento de Polícia de SP avalia que é necessário ter capacidade de inteligência policial para o envio de policiais militares à Baixada Santista após ocorrência de homicídios

Ex-delegado do Departamento de Polícia de SP avalia que é necessário ter capacidade de inteligência policial para o envio de policiais militares à Baixada Santista após ocorrência de homicídios

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele afirmou que ambos os países podem servir de exemplo de unidade e autossuficiência entre os principais países do Sul global e, juntos, construir um mundo mais justo e um planeta mais sustentável. Isso também havia sido declarado no recente telefonema entre o chanceler chinês Wang Yi e o assessor especial da Presidência da República, Celso Amorim.

O presidente brasileiro afirmou que almeja consolidar a cooperação com a China, intensificar a sinergia estratégica e impulsionar o desenvolvimento das relações bilaterais.

Lula, conforme reportado pela mídia estatal chinesa, CCTV, comentou os recentes acontecimentos em relação às disputas com os EUA, e elogiou a adesão da China ao multilateralismo, “a defesa das regras de livre comércio e o papel responsável que desempenha nas relações internacionais”.

Lula afirmou que o Brasil se compromete com a oposição à “intimidação unilateral” e na defesa dos interesses comuns de todos os países.

Conforme a avaliação do governo brasileiro sobre a discussão, o presidente Lula ressaltou a relevância que a China terá para o sucesso da COP30 e no enfrentamento das mudanças climáticas. Xi assegurou que a China enviará uma delegação de alto nível e que atuará com o Brasil para o êxito da conferência.

Ademais, Xi congratulou o Brasil pela realização da 17ª Cúpula do BRICS, afirmando que o grupo é uma plataforma importante para a construção de consenso no Sul Global.

Também reforçaram a necessidade de promover o papel do Grupo de Amigos da Paz na promoção de uma solução política para a crise na Ucrânia.

Fonte por: Brasil de Fato

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
BRICSChina Brasilintimidação unilateralrelações China Brasilsoberania nacional
Foto do redacao

Autor(a):

redacao

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.

Imagem do post

Internacional

Negociações de Paz em Miami: EUA, Ucrânia e Rússia buscam acordo urgente

07/12/2025 16:52 | 2 min de leitura

● Stephany Brito anuncia nascimento do terceiro filho: "Meninão sortudo"

07/12/2025 16:59 | 1 min de leitura

● Maya Massafera Detalha Investimento de R$ 5 Milhões em Transição de Gênero

07/12/2025 17:14 | 1 min de leitura

● Incêndio Devastador em Boate em Goa: Pelo Menos 25 Mortos, Incluindo Turistas

07/12/2025 16:36 | 2 min de leitura

● Fórmula 1: Reviravoltas, Tensão e Campeonatos Decisivos em Abu Dhabi

07/12/2025 15:16 | 3 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!