Grok restringe geração de imagens para assinantes X. Mudança ocorre após preocupações regulatórias e saída de membros da xAI. Assinantes X têm acesso exclusivo.
O chatbot Grok, desenvolvido por Elon Musk, implementou restrições em seu recurso de geração de imagens “Imagine” para usuários assinantes da plataforma X. Essa mudança ocorreu em meados da semana, com a ferramenta respondendo a solicitações de imagens de não assinantes com a mensagem: “A geração e edição de imagens está disponível apenas para assinantes pagos”, juntamente com um link para assinatura.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A restrição se aplica especificamente à interação em que usuários da rede X solicitam a Grok para gerar imagens. No entanto, o recurso de “editar imagem” em fotos carregadas na plataforma continua disponível para qualquer usuário. Além disso, a geração de imagens e vídeos permanece gratuita através do site e aplicativo independentes do Grok.
Essa mudança ocorre após semanas em que Elon Musk expressou frustração com as restrições de segurança do Grok Imagine durante uma reunião na xAI. Adicionalmente, três membros importantes da equipe de segurança da xAI deixaram a empresa nas semanas anteriores à polêmica.
Autoridades do Reino Unido, União Europeia, Malásia e Índia manifestaram preocupação com a proteção oferecida pelo Grok e com o potencial para a criação de imagens com conteúdo sexual, consideradas deepfakes. Um porta-voz do primeiro-ministro britânico Keir Starmer criticou a recente medida do X, afirmando que a ação “simplesmente transforma um recurso de IA que permite a criação de imagens ilegais em um serviço premium”, segundo a BBC.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!