Eleitores que mudaram de cidade podem transferir título para votar em 2026

Eleitores que mudaram de cidade podem transferir título para votar em 2026. Solicite agora mesmo! Processo online ou presencial até 6 de maio de 2026.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Eleitores que mudaram de município e desejam votar nas Eleições Gerais de 2026 podem solicitar a transferência de seu título de eleitor. O processo é simples, gratuito e pode ser realizado tanto pela internet quanto presencialmente. O prazo final para solicitação é até 6 de maio de 2026.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o artigo 91 do Código Eleitoral, durante o período eleitoral, que ocorrerá em 4 de outubro de 2026, não é possível solicitar a inscrição ou transferência do título de eleitor nos 150 dias imediatamente anteriores à data da eleição.

Após o término das eleições, incluindo o possível segundo turno, o período de solicitação é reaberto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A transferência do título de eleitor pode ser feita de duas formas: online, através do Portal do TSE, ou presencialmente, em qualquer cartório eleitoral do município onde o eleitor pretende votar. Em alguns casos, pode ser necessário agendamento prévio, que deve ser feito consultando o site do respectivo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Para realizar a transferência, o eleitor deve ter residido no novo município por pelo menos um ano desde o alistamento eleitoral ou a última transferência. É preciso comprovar um vínculo mínimo de três meses com o município, que pode ser residencial, afetivo, familiar, profissional, comunitário ou outro que justifique a escolha.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Além disso, o eleitor deve estar em dia com as obrigações da Justiça Eleitoral, como o pagamento de multas por ausência às urnas ou aos trabalhos eleitorais.

Ao optar pelo atendimento online, o eleitor deverá digitalizar ou fotografar os seguintes documentos e anexá-los ao requerimento: documento oficial de identificação, comprovante de vínculo com o município (com validade mínima de 3 meses) e comprovante de pagamento de eventuais débitos com a Justiça Eleitoral. É necessário também enviar uma selfie segurando o documento de identificação ao lado do rosto.

Brasileiros e brasileiras que se mudam para o exterior também devem solicitar a transferência do domicílio eleitoral para poderem votar nas eleições, com restrição aos cargos de presidente e vice-presidente da República. A solicitação pode ser feita presencialmente em embaixadas ou repartições consulares brasileiras, ou pela internet, através do Título Net Exterior, para quem já reside fora do Brasil.

Sair da versão mobile