Eleições globais definidas para 2026: mais de 1,5 bilhão de eleitores em 60 países, incluindo Brasil, EUA e Rússia.
A temporada eleitoral de 2026 se estenderá por todo o planeta, com eleições que abrangem desde o Benin, na África, até o Sudão do Sul, também no continente africano. O período de votação se estenderá até o dia 22 de dezembro, com a expectativa de que mais de 1,5 bilhão de pessoas, espalhadas por todos os continentes, participem buscando garantir direitos básicos, ordem e progresso. Cerca de 60 países estão programados para realizar eleições nesse ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entre os países com eleições agendadas, destacam-se Bangladesh, Brasil, Estados Unidos da América, Índia, Rússia, Etiópia e República Democrática do Congo. Alguns países realizarão eleições gerais, que definirão tanto o chefe do Poder Executivo quanto a distribuição de cadeiras em cada um dos respectivos parlamentos. O Brasil, com a quinta maior democracia do mundo, terá suas eleições gerais no dia 4 de outubro, com um possível segundo turno em 25 de outubro. Os Estados Unidos da América (EUA) realizarão eleições legislativas de meio de mandato, conhecidas como midterms, em 3 de novembro, com a renovação da Câmara dos Representantes e parte do Senado.
O calendário eleitoral europeu iniciará em 18 de janeiro com as eleições presidenciais em Portugal. Ao longo do ano, também haverá eleições na Armênia, Bulgária, Bósnia e Herzegovina, Chipre, Dinamarca, Eslovênia, Hungria, Letônia, Rússia e Suécia. Na África, vários países terão eleições em 2026, incluindo Uganda, República do Congo, Líbia, Cabo Verde, Camarões, Etiópia, Argélia, Zâmbia, São Tomé e Príncipe, Marrocos, Gâmbia e Sudão do Sul. Já no continente asiático, haverá eleições na Índia, Tailândia, Bangladesh, Nepal e Vietnã, além do Líbano, Israel, Bahrein e Iraque.
Na Oceania, países como Austrália, Fiji, Nova Zelândia e outros territórios insulares, como Nova Caledônia, Niue e Ilhas Cook, também estão no calendário eleitoral de 2026. Alguns países ainda estão definindo as datas de suas eleições, com previsão de que sejam realizadas em 2026. São eles: África do Sul, Argélia, Dinamarca, Índia, Iraque, Nicarágua e Rússia, entre outros.
A temporada eleitoral de 2026 representa um marco significativo para a democracia global, com a participação de uma vasta gama de países e a busca por representação e governança em escala mundial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!