Em 15 de janeiro de 2026, o ex-deputado federal (PL-SP) Eduardo Bolsonaro utilizou suas redes sociais para criticar a decisão da Superintendência da Polícia Federal de enviar seu pai, o ex-presidente (PL), para a Sala de Estado-Maior no Núcleo de Custódia da Polícia Militar do Distrito Federal, conhecida como Papudinha, localizada no Complexo Penitenciário da Papuda.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A medida foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, que considerou que a nova unidade oferecia condições “mais favoráveis” para o ex-presidente.
Caso de Collor e Argumentos de Eduardo Bolsonaro
Eduardo Bolsonaro comparou o caso do pai com o do ex-presidente Fernando Collor, que também está em prisão domiciliar sob decisão de Alexandre de Moraes, devido a problemas de saúde. Segundo o ex-deputado, o objetivo de Moraes seria retirar o pai da disputa presidencial deste ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Esse é o motivo real, o motivo político pelo qual Alexandre de Moraes não cede em enviar Bolsonaro para uma prisão domiciliar”, declarou Eduardo Bolsonaro.
Condições na Papudinha e Recomendações Médicas
A nova unidade prisional na Papudinha possui 64,83 m² e inclui banheiro, cozinha, lavanderia, quarto, sala e área externa. A cozinha é equipada para o preparo e armazenamento de alimentos, o banheiro possui água quente e o quarto conta com cama de casal e TV.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
A cela anterior tinha 12 m².
Bolsonaro terá direito a 5 refeições diárias e um local próximo para atendimento médico, além de poder instalar aparelhos para fisioterapia, como esteira e bicicleta, conforme recomendações médicas.
Pedido de Apoio e Objetivos Políticos
Eduardo Bolsonaro instou seus seguidores a “eleger senadores comprometidos com a causa da liberdade”, e também pediu o apoio a um “presidente que não compactue com esse sistema”. Um dos objetivos de aliados de Bolsonaro nas eleições deste ano é aumentar a bancada no Senado, onde os pedidos de impeachment de ministros do STF são protocolados e podem ser votados.
