Serial killer inspira filmes e livros, com história do criminoso retratada em filmes, livros e podcasts.
O sucesso da terceira temporada da antologia “Monstro” trouxe à tona a história de Ed Gein, o infame “açougueiro de Plainfield”. Charlie Hunnam interpretou o serial killer e ladrão de túmulos que viveu em Wisconsin na década de 1950 na produção ficcional dirigida por Ryan Murphy.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os atos de Gein ganharam fama internacional na época e inspiraram grandes clássicos do terror na literatura e no cinema. Para os que buscam mais conteúdos sobre a vida de Ed Gein, sejam ficção ou não, selecionamos uma lista de produções sobre ele.
“Ed Gein: Silêncio Psicótico”, de Harold Schechter e Eric Powell, oferece um “aprofundamento” em sua mente sombria. Publicado pela DarkSide, o quadrinho narra a história de Gein, organizando a história, sociedade e a psicologia por trás de seus atos.
“Arquivos Serial Killers: Louco ou Cruel”, de Ilana Casoy, uma das maiores criminólogas do Brasil, passa pela trajetória de diversos assassinos que marcaram o século XX, incluindo Jeffrey Dahmer, Andrei Chikatilo e Ted Bundy. A autora dedica um capítulo ao açougueiro de Plainfield, costurando os relatos da época em uma narrativa própria. O livro é da editora DarkSide.
“Ed Gein – O Serial Killer” (2000), dirigido por Chuck Parello e com Steve Railsback (“Força Sinistra”), é baseado na história real e interpreta o primeiro assassino em série a ganhar fama na América.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Confissões de um Necrófilo” (1974), dirigido por Jeff Gillen (“Loucademia de Polícia”) e Alan Ormsby (“The Great Masquerade”), é uma das ficções mais “fiéis” à história de Gein. A sinopse apresenta um fazendeiro que, após a morte da mãe, se torna um ladrão de túmulos e assassino, mantendo o cadáver da matriarca como único companheiro de sua casa.
Podcasts oferecem uma forma fácil de ouvir histórias de true crime que costuram a história real em narrativas envolventes. O podcast “Modus Operandi”, com Carol Moreira e Mabê, reviveu a história de Gein no episódio 64: “Ed Gein: o carniceiro de Plainfield”.
Em uma dupla de episódios (episódios 259 e 260) com mais de duas horas de uma narrativa sobre o serial killer, a dupla do “P.A. Criminal” se aprofundou na história de vida do serial killer, dedicando-se a mergulhar em seu passado e uma das coisas mais marcantes de sua vida, a relação com a mãe, Augusta.
Outro podcast relevante é “Quinta Misteriosa: A Mente Insana de Ed Gein – 528”.
“Assassino por Acaso”: conheça história real que inspirou o filme
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!